Crianças assistidas pelo Instituto Padre João Emílio recebem sacramentos do Batismo e Primeira Comunhão

*Texto e fotos: Leandro Novaes (Folha Missionária)

Na última sexta-feira, 16 de dezembro, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu uma celebração na Associação de Assistência Social Padre João Emílio, ocasião em que quatro crianças foram batizadas e seis receberam o sacramento da primeira comunhão. A missa foi concelebrada pelos padres Tarcísio Monay, Liomar Rezende de Moraes e pelo Monsenhor Miguel Falabella.

Durante a homilia, Dom Gil explicou a importância dos sacramentos recebidos pelas crianças. O batismo – que é a apresentação delas à Igreja e à Jesus – e a comunhão, que é o corpo de Cristo presente na hóstia consagrada. Ele ressaltou, ainda, que os pais devem ter o compromisso de participar das missas com seus filhos.

A missa marcou o encerramento das atividades do ano no instituto. Educadores e familiares participaram da celebração, que teve como destaque os cantos entoados com muita alegria pelas crianças. Ao final, todas subiram ao altar para uma foto com Dom Gil e, em seguida, fizeram uma apresentação em homenagem ao Pastor.

Atualmente, o Instituto Padre João Emílio atende cerca de cem crianças carentes. Através do Projeto Esperança, meninos e meninas de baixa renda têm acesso ao reforço escolar, realizado no período do dia em que não estão na escola. O projeto foi devolvido à Arquidiocese de Juiz de Fora em outubro de 2015 pelas Irmãs da Caridade do Bom Pastor, que foram as responsáveis por conduzir a administração do Instituto durante décadas.

Clique aqui e confira as fotos da celebração.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450