Conselho Diaconal prepara Retiro Espiritual Anual dos Diáconos Permanentes

Na manhã do último sábado (18), os integrantes do Conselho Diaconal reuniram-se presencialmente no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O momento foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença do Vigário Geral e Diretor da Escola Diaconal, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, do Assessor Espiritual dos diáconos, Padre José Cisneiro Seabra Ramos, do Padre José de Anchieta Moura Lima e dos diáconos permanentes Adelmo Resende de Carvalho, Erivelton Fernando do Amaral, Nivaldo Dias Ferreira e Ruy Figueiredo Neves, que é o presidente da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD).

O principal tópico do encontro foi a preparação para o Retiro Espiritual Anual dos Diáconos, que será realizado de 15 a 17 de outubro, no Ceflã, e que terá como pregador o Arcebispo Emérito de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Na oportunidade, também acontecerá a Assembleia Geral da CAD, com a eleição da nova comissão. Durante a reunião, ainda foram dadas notícias dos diáconos de nossa Igreja Particular, sobretudo daqueles que se encontram enfermos. “Sempre que o conselho se reúne, olha também as necessidades especiais de cada diácono; aqueles que estão doentes, aqueles que precisam de alguma colaboração dos outros irmãos. Isso é sempre um momento importante das nossas reuniões do Conselho Diaconal Arquidiocesano”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano.

Outro tópico abordado foi a segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano, que será fortemente voltado à caridade. “O Diaconato Permanente na Arquidiocese de Juiz de Fora é uma grande bênção de Deus. Nós temos hoje 48 diáconos; tínhamos 52, já faleceram quatro. São diáconos casados e que prestam ótimo serviço nas paróquias. Eles têm como papel principal a caridade, para servir, sobretudo, aos pobres, aos pequeninos, aos mais sofredores, aos marginalizados, aos excluídos. Os diáconos vão ajudar muito nesta área do Vicariato da Caridade, para atender e organizar o serviço de atenção a todos aqueles que tiverem alguma necessidade”, ressaltou Dom Gil.

Segundo Diácono Ruy, o trabalho dos diáconos foi adaptado em razão da pandemia. “Nós tivemos que modificar nossos encontros, reuniões, nosso sistema de reflexão, mas estamos trabalhando on-line, mantendo contato diário. O trabalho das pastorais de emergência nós estamos levando a cabo. Os diáconos estão em campo, trabalhando, principalmente a pastoral de escuta, a pastoral de visita carcerária; tudo isso não parou, mas de uma maneira mais ponderada, com todas as providências tomadas de prevenção.” O Presidente da CAD ainda apontou a tríplice missão do Diaconato Permanente. “O diácono é aquele que anuncia a palavra de Deus, é aquele que cuida da liturgia e, principalmente, da misericórdia.”