Comunidade participa da procissão e Missa de Ramos

0

Crianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente da celebração que marcou o início da Semana Santa na Catedral. O Domingo de Ramos contou com a presença de centenas de fiéis que participaram da bênção dos Ramos na Igreja São Sebastião, da procissão e da missa na Catedral.

A celebração solene aconteceu às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. Em sua homilia, o arcebispo destacou o significado do Domingo de Ramos e da Semana Santa para a vida de todos os cristãos.

O arcebispo convidou todos os presentes a viver com profundidade a Semana Santa, através da meditação e da participação dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Na sua entrevista, dom Gil explicou que os fiéis começam com esta festa do Domingo de Ramos a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, que é a Páscoa dos cristãos. E, dessa forma, se unem com o mundo inteiro, com todos aqueles que creem em Cristo.

“Hoje nós celebramos o Domingo de Ramos recordando aquela entrada solene de Jesus em Jerusalém. Solene, mas como Rei dos pobres, não num cavalo. Solene, mas num jumentinho e aclamado pelo povo: ‘Hosana ao Filho de Davi!’”.

O arcebispo esclareceu também que a entrada de Jerusalém é recordada na liturgia católica com este rito de bênção dos Ramos e a procissão até à igreja para então celebrar os mistérios da Eucaristia. “Esse é o único domingo do ano quando se lê a Paixão do Senhor por completo, cada ano se lê de um dos Evangelistas e esse ano vamos ler o do Evangelista Lucas, a leitura da condenação, Paixão, e Morte do Senhor”.

Dom Gil também fala sobre a vivência dos cristãos durante a Semana Maior. “Assim nós entramos na Semana Santa, vamos conviver com o Senhor nos seus sofrimentos, mas também nas alegrias da Instituição da Eucaristia e do sacerdócio na quinta-feira e, sobretudo, a Ressurreição no próximo domingo, a nossa Páscoa, a passagem da morte para a vida deste mundo para a eternidade”.

Fonte: Site da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

 

Conteúdo Relacionado
X