Cerimônias da Sexta-feira Santa lembram Paixão e Morte de Cristo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última Sexta-feira Santa, 10 de abril, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora sediou duas cerimônias: o Sermão das Sete Palavras e a Solene Ação Litúrgica das 15h, horário em que Cristo morreu crucificado. Ambas as celebrações foram conduzidas pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, e contaram com a presença dos padres da Catedral e de poucos membros do Coral Benedictus.

*Dom Gil durante o Sermão das Sete Palavras

O Sermão das Sete Palavras foi uma novidade este ano, porque a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impediu que eventos com a presença de fiéis fossem realizados. Já a Ação Litúrgica começou com a prostração dos religiosos diante do altar, momento em que se deitaram no chão, de bruços, lembrando a hora exata da morte do Senhor. Logo após, houve Liturgia da Palavra, Oração Universal e Adoração à Santa Cruz, seguida da Comunhão Eucarística. Neste ano, a celebração não teve a participação de fiéis e também não aconteceu o tradicional “beijo na Cruz”.

Em entrevista, Dom Gil falou sobre a importância da Sexta-feira da Paixão. “É dia muito santo, de respeito, silêncio, meditação, jejum e abstinência. Nós fazemos isso por causa do Senhor, que deu a vida por nós, morreu na cruz para nos salvar. Todos os cristãos neste dia se inclinam reverentes diante da cruz de Cristo, na qual Ele nos salvou”.

*Fiéis contemplaram a imagem do Senhor Morto do lado de fora da Catedral

O arcebispo também fez um paralelo entre a Sexta-feira Santa, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa. “Nós veneramos o Senhor que deu a vida por nós, o Cordeiro de Deus que derramou o Seu sangue no altar da Cruz para lavar os nossos pecados, mas estamos com a expectativa do Sábado e do Domingo, quando Ele ressuscitará. A Sexta-feira é um dia de recolhimento e o dia da Páscoa, é de exultação. Ele venceu a morte!”. Dom Gil concluiu sua fala dando uma bênção e pedindo que o “Senhor derrame seu sangue e interceda ao Pai para que possamos sair desse tempo de perigo do coronavírus”.

As fotos do Sermão das Sete Palavras e da Solene Ação Litúrgica podem ser conferidas no Facebook da Catedral Metropolitana.

*Fonte: Site da Catedral Metropolitana

Veja Também

Contatos

Fale com a Arquidiocese

Cúria Metropolitana de Juiz de Fora

Tel: (32) 3229-5450

E-mail

Endereço

Av. Barão do Rio Branco, 4516
Alto dos Passos, Juiz de Fora – MG
CEP: 36026-500

Atendimento

Assessoria de Comunicação

8h às 17h

Arquivo Arquidiocesano

Atend. Interno – 8h30 às 16h30
Atend. Externo – 13h30 às 16h30

Folha Missionária

8h às 13h

Jurídico

8h ‪às 12h‬ e de 13h ‪às 17h

Tesouraria

8h às 11h30 e de 13h às 16h

Tribunal Eclesiástico

13h às 17h

Cadastre-se aqui para receber novidades e atualizações da Arquidiocese

© Copyright Arquidiocese de Juiz de Fora. Feito com por