A Paróquia Santíssima Trindade de Juiz de Fora iniciou, nesta quinta-feira (24), um Cerco de Jericó na Igreja Menino Jesus de Praga. A atividade se repetirá nas próximas seis quintas-feiras, com adoração ao Santíssimo Sacramento de 7h às 19h. O tema que rege a programação é “Em defesa da vida, família e em desagravo ao Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria”.
O Cerco de Jericó consiste num incessante “assalto” de rosários, durante 7 dias e 6 noites, rezados diante do Santíssimo Sacramento exposto. Essa prática tem origem no Antigo Testamento: depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu e disse a ele que atravessasse o Jordão com todo o povo para tomar posse da Terra Prometida.
A cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram (cf. Js 6).
Na Igreja moderna, esta celebração não-litúrgica surgiu quando o Papa São João Paulo II desejava visitar a sua terra natal, a Polônia. Devido aos muros do comunismo ele era proibido de visitar o seu país de origem. Então, um grupo de católicos rezou o terço durante sete dias e sete noites, inspirados pela passagem bíblica do Cerco de Jericó, e na ocasião o Santo Padre pôde realizar a visita que desejava.
*Com informações de A12.com