Centro do Mistério da salvação: Tríduo Pascal tem início nesta quinta-feira (28)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta quinta-feira, 28 de março, os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de Quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa. Estes três dias recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e esses eventos juntos são chamados de Tríduo Pascal.

Seu início acontece com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor (Lava-pés), na noite de quinta-feira. No dia seguinte, Sexta-feira Santa, celebra-se a Paixão do Senhor, enquanto o Sábado é marcado pela solene Vigília Pascal, a mãe de todas as Vigílias. Por fim, chega-se ao Domingo de Páscoa, quando é festejada a ressurreição de Cristo. Nele está condensado todo o itinerário de conversão de nossa vida.

Se tratando de um Tríduo, não faz sentido a participação em um dia apenas. Ainda que a Páscoa seja a celebração central e de preceito, a liturgia toda deve ser vivida com fervor e profundidade, a fim de entender o que está sendo celebrado e qual sua relevância para a vida espiritual.

Clique nos links abaixo e confira a programação completa de cada um dos dias:

Quinta-feira Santa 

Sexta-feira Santa

Sábado Santo

Domingo de Páscoa

Veja Também