Celebração Solene marca instituição dos Ministérios de Acólito e Leitor a seminaristas

acolitos e leitores
*Foto: Assessoria de Comunicação - Catedral
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

*Colaboração: Fabíola Castro (Rádio Catedral)

Na noite da última terça-feira, 11 de outubro, em Celebração Solene na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, três seminaristas foram instituídos nos ministérios de Acólito e Leitor. A Santa Missa contou com a presença de diversos padres e diáconos.

Receberam os ministérios Felipe de Castro Costa, Fernando Augusto Martins da Silva e Samuel Carlos Moreira. Eles estão concluindo o Curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e se preparam para receber a ordem diaconal já no próximo ano e, em seguida, a presbiteral.

Além dos três seminaristas, agora leitores e acólitos, também o seminarista Bil Jonatas e o Diácono Miguel Souza Lima Campos fizeram, nesta mesma celebração, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Isso porque, no dia 13 de novembro, eles serão ordenados, respectivamente, diácono e presbítero.

Dom Gil ressaltou que, o dia 11 de outubro, véspera da celebração do Dia da Padroeira do Brasil e data em que se lembrou São João XXIII, foi especial para celebrar, agradecer e rezar por todos os vocacionados. O arcebispo ainda falou sobre este primeiro momento na vida destes três jovens no caminho do sacerdócio. “A nossa Arquidiocese de Juiz de fora se alegra conferindo os ministérios litúrgicos a três seminaristas. É o primeiro passo deles em caminho ao sacerdócio”.

O Reitor do Seminário Santo Antônio, Padre Geraldo Dondici, falou da alegria daquela celebração, que está inserida também nas comemorações dos 90 anos do Seminário, e explicou a importância dos ministérios instituídos. “O acolitato e o leitorato são muito importantes, porque são os ministérios para servir o altar e anunciar a Palavra de Deus, o que já coloca esses seminaristas ligados ao Mistério Eucarístico, que é o mais importante na vida do padre”.

A celebração de instituição dos ministérios de Acólito e Leitor marcou ainda a abertura da Semana Missionária dos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora nas cidades de Chácara (MG) e Santa Rita de Jacutinga (MG). Desde essa quarta-feira, dia 12 até o dia 16 de outubro, os seminaristas alunos dos cursos de Filosofia, de Teologia e do Propedêutico realizam missão nessas localidades evangelizando e levando a Palavra de Deus aos seus moradores.

Ao final da Santa Missa, Dom Gil conduziu a consagração à Nossa Senhora Aparecida e o pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, trocou o manto da Imagem Peregrina por um novo manto, presente da paróquia.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também