Igreja no Brasil

O dia 14 de outubro marca uma data especial para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o dia do seu nascimento.  Com reunião de sua instalação no Palácio São Joaquim, na arquidiocese do Rio de Janeiro, a CNBB veio à luz no ano de 1952, dez anos antes do Concílio Vaticano II. Foi idealizada, à época, pelo bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, dom Helder Câmara que, na primeira formação da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, tornou-se o seu secretário-geral.
Nesta quinta-feira (14), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comemora 69 anos de fundação. Considerada a terceira conferência episcopal do mundo reconhecida pela Santa Sé, a CNBB nasceu em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro, dez anos antes do Concílio Vaticano II.
No fim de semana, 23 e 24 de outubro, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, que é comemorado no terceiro domingo de outubro. Nesta data, os fiéis são chamados a refletir sobre a urgência e o dever de ajudar o próximo para a construção de um mundo melhor. A data foi criada em 1926 pelo Papa Pio XI.
Com pesar, a Arquidiocese de Juiz de Fora comunica o falecimento de Dom Antônio Afonso Miranda, Bispo Emérito da Diocese de Taubaté (SP), ocorrido na manhã desta segunda-feira (11), no Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora, onde estava internado.
O Papa Francisco enviou, por meio de sua tradicional mensagem, uma calorosa saudação aos fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré, para toda arquidiocese de Belém, bem como devotos de outras partes do Brasil que participam, mesmo que de forma adaptada, da 229ª edição do Círio de Nazaré, que acontece nesta semana, em Belém (PA).
Para orientar sobre a aplicação da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) no âmbito pastoral da comunicação, a Pastoral da Comunicação (Pascom) realiza, até esta quinta-feira (7), um minicurso gratuito sobre LGPD na Pascom. Assim como na primeira noite, as formações dos dias 6 e 7 serão transmitidas pelo YouTube e Facebook da Pascom Brasil, a partir das 20h.
Realizou-se na última segunda-feira, 4 de outubro, a 11ª edição do Encontro de Comunicação Integrada na Igreja do Brasil, de forma online. Participaram 71 profissionais, jornalistas e pasconeiros que atuam na linha de frente da comunicação nos regionais da Conferência, das arquidioceses, dioceses, pastorais e organismos. O encontro foi organizado pela Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão para a Comunicação da CNBB.
O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Missa Solene em que a Capela Curial São Francisco de Assis se tornou Santuário Arquidiocesano, no dia 4 de outubro, Festa do Padroeiro.
Na modalidade virtual, a comissão responsável pela indicação de subsídios para celebrar o Ano Vocacional no Brasil, em 2023, reuniu-se pela primeira vez na manhã do dia 30 de setembro. São 15 pessoas, de diferentes organismos da Igreja, compondo a equipe de trabalho.

Notícias

Instagram

Facebook