Dom Geraldo Maria de Morais Penido (1958-1977)

“Na Tua luz”

Geraldo Maria de Morais Penido, nasceu no dia 06 de setembro de 1918, em Rio Manso, Minas. Ingressou no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, onde fez Humanidades e Letras. O curso superior foi feito no Seminário Maior Em 1937, ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, na Academia São Tomás de Aquino e no Pontifício Instituto Bíblico, onde conquistou respectivamente os títulos de licenciado em teologia, bacharel em filosofia e de estudos especializados em Sagrada Escritura.

Em Belo Horizonte, Dom Geraldo ocupou diversos cargos de importância. Foi pároco de Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas, onde recebeu a notícia de sua nomeação de bispo.

Foi eleito bispo titular de Avissa e auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte em março de 1956, sendo sagrado, na matriz paroquial de Pará de Minas, pelo seu Arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral.

Durante um ano e quatro meses, Dom Geraldo esteve à frente da Arquidiocese de Belo Horizonte, até a nomeação de Dom João de Rezende Costa para arcebispo de Belo Horizonte. Mais tarde foi nomeado Bispo Coadjutor, com direito à sucessão, de Juiz de Fora. Com a morte de Dom Justino, Dom Geraldo assumiu a direção da Diocese.

Com elevação da Diocese para Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Geraldo se tornou o 1º Arcebispo da arquidiocese. Recebeu o Sagrado Pálio das mãos do Cardeal Alfredo Ottaviani no dia 20 de novembro de 1962, em Roma, e participou da primeira fase do Concílio Vaticano II.

No dia 7 de dezembro de 1977, Dom Geraldo é transferido para a Arquidiocese de Aparecida do Norte, tomando frente do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.