Catedral Metropolitana recebe ordenações sacerdotal e diaconal neste domingo (13)

No próximo domingo, 13 de novembro, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora terá mais um dia de ordenações. Na ocasião, o diácono Miguel Souza Lima Campos será ordenado sacerdote e o seminarista Bill Jonatas Silva Souza se tornará diácono transitório.

A Santa Missa solene, marcada para as 15h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contará com a presença de diversos padres, diáconos e seminaristas de nossa Igreja Particular. A celebração ainda marcará o encerramento do Ano da Misericórdia na Arquidiocese de Juiz de Fora, com o fechamento da Porta Santa instalada na Catedral desde dezembro de 2015.

Daqui a alguns dias, Padre Miguel

O agora diácono Miguel cresceu na Paróquia Divino Espírito Santo, no Bairro Progresso, mas viu sua fé amadurecer na Capela Santa Clara, onde participava de grupo jovem e ajudava em eventos locais. Segundo Miguel, foi aí que “virou uma paixão ficar na igreja”.

No entanto, ele conta que, até esse momento, ainda não havia descoberto sua vocação sacerdotal. “Quem me deixou inquieto foi uma irmã religiosa, vestida com hábito marrom e verde, que encontrei por acaso, num ponto de ônibus, à noite, depois da aula da faculdade. Ela, sem me conhecer, dizia que eu levava jeito para ser padre. No final, entre discordâncias minhas, ela deixou essa conclusão: um padre também é um grande educador”.

Miguel, que recebeu a ordenação diaconal em março deste ano, trabalha atualmente no Seminário Menor Bento XVI e na Paróquia Sant’Ana, em Belmiro Braga, onde permanecerá depois de ordenado. No começo de 2017, o então Padre Miguel, que escolheu como lema de ordenação o versículo “Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5), será enviado em missão para a Diocese de Óbidos.

A primeira missa que Miguel celebrará como padre será na Comunidade Santa Clara, no dia 14 de novembro, às 19h. No dia seguinte, a celebração será na Paróquia Sant’Ana, em Belmiro Braga, também às 19h.

Diácono Bill

O futuro diácono Bill Jonatas cresceu na fé na Paróquia Santa Cruz, localizada no Bairro Bandeirantes, mais especificamente na Capela São Francisco de Assis. Foi ali que, influenciado pela religiosidade de sua família, em especial de seu pai, começou a ajudar em diversos trabalhos – foi coroinha, ministro da Sagrada Eucaristia, atuou no Ministério de Música.

Aos 17 anos, sentia em seu coração a necessidade de se doar ainda mais ao trabalho na Igreja. Depois de 15 anos da descoberta de sua vocação sacerdotal, Bill avalia de forma positiva sua caminhada vocacional. “Foi um grande processo de formação humana, acima de tudo. A formação que eu tenho hoje eu devo à Igreja – a formação humana, a formação intelectual. A Igreja foi essa grande mãe, a grande mestra que eu fui tendo ao longo desse caminho vocacional”.

Desde fevereiro, Bill trabalha na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Lima Duarte, onde permanecerá depois de ordenado diácono transitório.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450