Catedral disponibiliza atendimento de Direção Espiritual

Foto: Site das Mães que Oram pelos filhos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora divulgou, recentemente, o início do serviço de Direção Espiritual com o Padre Elílio de Faria Matos Júnior, o mais novo vigário do local. O atendimento acontecerá todas as sextas-feiras das 8h30 às 10h e das 15h30 às 17h.

Em entrevista, o sacerdote explicou que todo padre é, em virtude de seu ministério, um aconselhador ou diretor espiritual e que todo cristão pode recorrer a essa ajuda. “A prática do aconselhamento ou da direção espiritual se funda na necessidade de abrir espaço para a luz divina que nos permite caminhar como seres humanos criados à imagem de Deus e chamados ao seu Reino e aos seus aposentos mais íntimos. Muitos encontram num sacerdote, numa pessoa consagrada ou num leigo experimentado alguém que pode ajudar na percepção da luz de Deus e no discernimento em vista da realização da vontade do Pai, que quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Valer-se do aconselhamento ou da direção espiritual é uma possibilidade aberta a todo cristão que sinta a necessidade ou perceba a fecundidade de compartilhar com o outro a sua caminhada espiritual”, falou ele.

Padre Elílio ainda afirmou que o interesse é crescente por essa assistência. Ele discorreu sobre as motivações dessa busca. “O ser humano vive na abertura para o infinito do Ser, e é nessa abertura que ele sente o apelo de Deus. O ser humano é humano exatamente por isto: porque vive na abertura infinita, sentindo a atração do Bem e o fascínio da Beleza, ainda que não nem sempre saiba nomear essa abertura. Nós cristãos dizemos que é o Deus revelado por Jesus que funda nossa abertura ao infinito e nela se nos mostra no rosto de Jesus. Nossa atração ao Ser, ao Bem ou a Deus é o que está por detrás do interesse constante de busca espiritual. Depois, no Brasil têm surgido movimentos de evangelização que dão revestimento concreto à busca.”

“O papel do diretor ou aconselhador espiritual não é o de decidir pela pessoa, mas o de ajudá-la a captar por si mesma a luz de Deus, seja nas grandes e decisivas ocasiões da vida, seja na vivência cotidiana” concluiu o sacerdote.

Os interessados em buscar direção espiritual devem ir à secretaria da Catedral para manifestar seu interesse no horário de atendimento do Padre que será das 8h30 às 10h e das 15h30 às 17h, nas sextas-feiras. Não é necessário agendamento.

Veja Também