Casa Bethânia acolhe pacientes em tratamento de câncer em Juiz de Fora

0

Há mais de cinco anos, os pacientes oriundos de outras cidades que estão em tratamento de câncer em Juiz de Fora podem contar com a Bethânia Casa de Passagem e Acolhimento. Inaugurado em 27 de outubro de 2008, o local oferece – de forma gratuita – abrigo, alimentação, banho, lazer e repouso para aqueles que não têm onde se hospedar ou condições financeiras para se alimentar.

A Casa Bethânia atende dois tipos de pacientes: os “passantes”, que são aquelas pessoas que fazem o tratamento e retornam para suas cidades no mesmo dia, através de veículos de suas respectivas Secretarias de Saúde; e os “hóspedes”, aqueles que residem em municípios distantes, para os quais é inviável a viagem no mesmo dia. Atualmente, são duas Casas, que contam com 17 leitos. Eles podem ser utilizados de segunda a sexta-feira, até o término do tratamento. Vale destacar que também há uma preocupação com os motoristas dos veículos oficiais: para eles há um espaço reservado na Casa Mãe, onde podem descansar, lanchar e tomar banho.

De acordo com o fundador e presidente espiritual da Casa, Padre David José Reis, que também é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Capelão do Hospital Oncológico, nestes cinco anos de existência, a Casa já efetuou mais de cinco mil atendimentos, além do acolhimento de 20 a 30 passantes por dia. “Já ficaram hospedados conosco cerca de 300 pessoas, tendo em vista o tempo de tratamento, que varia em torno de três meses. Todos os atendidos, tanto hóspedes como passantes, são devidamente cadastrados e suas fichas devidamente arquivadas”, afirma.

Pe. David conta que a decisão pela criação da Casa Bethânia se deu em virtude do grande número de pacientes de câncer impedidos de fazer o tratamento por não ter familiares em Juiz de Fora e pela impossibilidade financeira de hospedar-se em hotéis. “É uma população que vem de longe, todos são ruralistas, recebem menos do que o salário mínimo. Ainda hoje muitos chegam sem um centavo no bolso… Não poucos morriam sem o tratamento por não ter onde ficar aqui na cidade. Esta realidade e mais outras sensibilizaram o meu coração. Enquanto cidadão, meu sentimento é de alegria, enquanto sacerdote o sentimento de gratidão em servir os prediletos de Jesus”. O local conta, atualmente, com três funcionários e 50 voluntários.

Qualquer pessoa pode procurar a Casa, desde que comprove que está em tratamento contra o câncer. O local funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h. O endereço é Rua Santos Dumont, números 117 e 236, bairro Granbery.

Os interessados em ajudar a obra podem se tornar voluntários ou fazer doações em dinheiro por carnês ou depósito bancário na Conta 95.000-9, agência 0024-8, do Banco do Brasil, ou de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal.

O Que é a Casa Bethânia?

A Casa Bethânia é uma Entidade mantida pela Associação Angélica Lamóia de Carvalho – uma Associação Civil, de caráter beneficente, sem fins lucrativos ou político- partidária. Apesar de ter sido criada e fundada por membros de uma Comunidade Católica, não pertence à Igreja Católica. É uma Associação independente e possui Estatuto próprio. É dirigida por uma Diretoria Administrativa e dois Conselhos: Consultivos e Fiscal. É registrada no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) sob o número 148 e considerada de Utilidade Pública Municipal – através da Lei Municipal nº 11.995, de 31 de março de 2010, da Prefeitura de Juiz de Fora e de Utilidade Pública Estadual através da Lei Estadual nº 20.181 de 08 de maio de 2012.

O nome Bethânia

“Bethânia é o nome bíblico de um povoado não muito longe de Jerusalém onde morava uma família muito querida de Jesus (Lázaro, Marta e Maria). Diversas vezes a Bíblia fala que esta família acolheu Jesus e o hospedou. Estive lá, em peregrinação, ocorreu-me aí a inspiração para o nome da casa”, conta Pe. David.

 

Outras informações:

Bethânia Casa de Passagem e Acolhimento: (32) 3213-5268

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X