Cardeais divulgam mensagens aprovadas na 61ª Assembleia

Foto: Gustavo Cabral/A12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta quarta-feira (17), jornalistas de diversos veículos estiveram reunidos na Coletiva de Imprensa neste oitavo dia da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida. Quatro cardeais estiveram presentes: Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus (AM), Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP) e Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF).

Para a imprensa, membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentaram quatro mensagens, elaboradas e aprovadas nas plenárias da Assembleia Geral, pelos 442 bispos presentes no encontro.

Mensagem ao Papa Francisco

Cardeal Paulo Cezar abriu os discursos falando da tradição em enviar uma carta ao Santo Padre, resumindo o que está sendo refletido na Assembleia e agradecendo Francisco pela riqueza de seu pontificado.

“A preocupação do Papa com as grandes questões que envolvem a humanidade, seja na vida da Igreja e da sociedade. Expressamos nossa profunda comunhão com ele, e também uma narrativa do que acontece aqui em Aparecida, e agradecimento daquilo que Francisco propõe para a Igreja e para o mundo hoje”.

Em entrevista exclusiva ao A12, o bispo também falou de quais riquezas foram compartilhadas na Assembleia e que serão transmitidas ao Papa nesta mensagem.

“A Igreja no Brasil manifesta sua comunhão com o Papa Francisco, e que estamos buscando ser em nossas atitudes uma Igreja Sinodal, a partir do método da conversação no Espírito, isso mostra um caminho concreto de sinodalidade. E tudo que acontece aqui em Aparecida é sinodal, é discutido, é dialogado, aprovado por nós bispos. Temos convicção desse caminho bonito que o Papa propõe para a caminhada da Igreja no mundo”.

Mensagem ao Povo Brasileiro

Para a tradicional carta, o Arcebispo de Manaus informou que o texto é uma necessidade em abordar elementos importantes sobre os fatos e realidades da sociedade brasileira neste ano.

“Falamos das eleições municipais que se aproximam, a violência interna e externa pelas guerras. Relembramos os 60 anos do início da Ditadura Militar, e que agora incentivamos a cada brasileiro a cuidar melhor da democracia. Uma mensagem de fé e esperança ao nosso povo que precisa ser divulgada pelos meios de comunicação. Esperamos que essa mensagem ajude a expressar a preocupação que temos, principalmente a violência com as palavras, da paz na floresta, paz aos povos indígenas e desarmar um pouco mais os ânimos, tornar a convivência social mais agradável”, disse Dom Leonardo para Rafaela Oliveira, da Rádio Aparecida.

Mensagem aos Cristãos Católicos do Brasil

Esta carta é uma inovação que o episcopado brasileiro trouxe nesta edição da Assembleia, direcionada às comunidades católicas e trata de valorizar a beleza da fé, a caridade, a esperança, além da importância dada à Palavra de Deus, à Eucaristia, os sacramentos e também da busca pela santidade em nossas dioceses, das várias causas de beatificação e canonização no país e também pela busca incessante pelo diálogo e boa convivência entre os católicos, para que fé não possa dividir, mas que ajudam a evoluir cada comunidade.

“A mensagem é um incentivo, de apreço para nosso povo católico! O cumprimento do nosso dever de pastores, de encorajar, animar, orientar, apoiar e respaldar cada cristão. Esta proposta foi discutida antes mesmo da Assembleia, em duas sessões do Conselho Permanente da CNBB. Então, surge essa ideia, diante das dificuldades que nosso povo católico vive.

É inegável que está difícil para cada um de nós professar e perseverar em nossa fé, pois somos hostilizados de muitas maneiras, e diante da desistência da fé de muitas pessoas, outros muitos indo para outras igrejas, a mensagem fortalece nosso povo e orienta a viver a fé de maneira concreta e não se sentirem sozinhos”, disse Dom Odilo Scherer para o portal A12.

Mensagem ao prefeito do Dicastério dos Bispos

Cardeal Orani Tempesta falou na coletiva que a carta, redigida e aprovada na Assembleia, será um recado reservado para o Cardeal Robert Francis a respeito das pautas alinhadas em Aparecida nestes dias do encontro episcopal.

“A carta é bem simples, falando da quantidade de bispos presentes na Assembleia, os problemas enfrentados pela Igreja e também as soluções propostas por nós, e depois uma saudação especial e as orações do nosso irmão pela nossa Conferência, pela missão da Igreja no Brasil. Agradecemos as indicações do prefeito Robert e do Santo Padre para as 20 nomeações que tivemos no país”.

Fonte: Portal A12

Tags:

Veja Também