Juiz de Fora ganha “Paróquia Universitária”

*A Matriz Nossa Senhora de Fátima é o ponto inicial da Via-Sacra Jovem, que em 2024 chegou à sua 15ª edição | Foto: Guilherme Viana - Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (F. Bernardino)

Na última segunda-feira, 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, uma das paróquias dedicadas a este título mariano, em Juiz de Fora, foi elevada à condição de “Paróquia Universitária”. A Matriz paroquial está localizada a poucos metros da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, desde a sua criação, em 2014, tem sido um lugar de acolhida aos jovens universitários.

No decreto de elevação, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, considerou que a localização da paróquia favorece “a participação assídua dos estudantes nas celebrações e nos movimentos pastorais, contribuindo também positivamente nos trabalhos de forma geral da Paróquia”. O Pastor Arquidiocesano ainda citou os apelos feitos pelo II Sínodo Arquidiocesano. “Cuidar dos jovens não é tarefa facultativa da Igreja, mas é parte fundamental de sua vocação e missão na História”, diz um trecho do Documento Sinodal.

A nova titulação foi um pedido do Administrador Paroquial, Padre Jorge Luís Duarte. Para o sacerdote, o decreto chega para confirmar a missão junto aos universitários. “A Paróquia é um lugar de acolhida desses jovens, sobretudo os que vêm de outras cidades. No ano de 2017, por exemplo, houve um movimento para auxiliar em período de greve do RU [Restaurante Universitário], oferecendo refeições diárias. Além disso, é um ponto de apoio para os grupos que atuam no campus, como os jovens católicos, Ministério Universidades Renovadas e Comunidade Shalom”, ressaltou Padre Jorge.

A Matriz da Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima está localizada na Rua Nossa Senhora de Fátima, 52, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, a 500 metros do Portão Norte da UFJF.

Veja Também