Bispos e padres da Província Eclesiástica participam de reunião presencial em Juiz de Fora

Na manhã dessa terça-feira, 29 de março, a Província Eclesiástica de Juiz de Fora reuniu-se pela primeira vez de forma presencial desde o início da pandemia de Covid-19. O encontro, que também foi o primeiro de 2022, aconteceu no prédio da Cúria Metropolitana, em Juiz de Fora.

*Dom Gil (ao centro) conduziu a reunião, acompanhado de Dom José Eudes (à esquerda) e Dom Edson (à direita)

O momento foi conduzido pelo Arcebispo e Metropolita da Província, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a participação dos bispos de Leopoldina, Dom Edson Oriolo, e de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Os coordenadores de pastoral, vigários episcopais, representantes dos presbíteros, vigários gerais e reitores de seminários das três igrejas particulares também estiveram presentes.

Entre os assuntos abordados, esteve a volta das aulas presenciais no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, que forma seminaristas das três dioceses. Além disso, os sacerdotes compartilharam experiências pastorais do período pandêmico e apresentaram perspectivas para esta nova etapa, menos impactada pelo novo coronavírus. A Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos e a Visita ad Limina, a ser realizada pelos (arce)bispos do Regional do Leste 2 em outubro deste ano, também estiveram em pauta.

“Eu quero agradecer a Deus por esta reunião que, para nós, também tem grande significado nessa caminhada sinodal e na preparação para o centenário da Diocese, daqui a dois anos”, comemorou Dom Gil Antônio Moreira. “É muito importante que nós tenhamos cada vez mais comportamentos sinodais, ou seja, caminhar juntos, cada vez mais unidos, superando divisões geográficas ou canônicas em prol da pastoral e da evangelização. Essa comunhão entre as dioceses da Província é de grande importância, porque nós vamos caminhando da forma que o Papa Francisco tem insistido conosco”, completou o Arcebispo.

No mesmo sentido, Dom Edson Oriolo afirmou que “cada diocese tem a sua particularidade, mas, por outro lado, a grande riqueza que nós temos é o evangelho, é a boa nova. Neste sentido, [é importante] esta troca de experiências, partilhas, discussões e pistas para uma boa evangelização”. Dom José Eudes, por sua vez, revelou a alegria pelo retorno das reuniões presenciais. “Estávamos sentindo falta dessa presença, tanto dos irmãos bispos como dos irmãos presbíteros, de poder partilhar um pouco a caminhada que cada diocese vem desenvolvendo”.

Após a reunião, todos os presentes foram convidados para um almoço no Seminário Santo Antônio.