Bispos de Minas Gerais preparam Visita Ad Limina Apostolorum durante reunião

A primeira reunião de 2022 do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) Leste 2 ocorre ao longo da última quarta-feira, dia 23 de fevereiro, em formato on-line.

Os membros do Consep se reuniram para avaliar, discutir e planejar as ações referentes à caminhada pastoral da Igreja em Minas Gerais. Ele é formado pelos bispos da presidência e os bispos referenciais das Comissões do Regional Leste 2 da CNBB.

Dentre os assuntos em pauta, as definições sobre a Visita Ad Limina Apostolorum ocuparam boa parte das reflexões. Com previsão para ser realizado de 15 a 29 de outubro de 2022, os bispos terão reuniões nos Dicastérios da Santa Sé e se encontrarão com o Papa Francisco. A visita contará também com a participação dos bispos do Regional Leste 3.

Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e secretário, e o Pe. Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo, acompanharam a videoconferência na sede da instituição.

Outros pontos abordados foram a Assembleia Conser e Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, que dever ser realizada entre 6 e 9 de junho; Nova edição do Retiro On-line de Presbíteros; Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação (TEIA); Sínodo 2021-2023 e Campanha da Fraternidade.

O Consep também aproveitou o momento para partilhar as perspectivas de trabalho das Comissões Episcopais de Pastoral em 2022, questões financeiras das atividades presenciais e virtuais e a doação de recursos para campanhas sociais.

Fonte: Site Regional Leste 2