Bispos de Minas Gerais e Espírito Santo embarcam para encontro com Papa Francisco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A comitiva dos (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) embarca, neste sábado (15), para a Visita Ad Limina Apostolorum, que será realizada entre os dias 17 e 26 de outubro, em Roma, na Itália. Além do encontro com o Papa Francisco, uma série de atividades no Vaticano, como reuniões nos departamentos que integram a Cúria Romana e celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, marcarão a agenda pastoral.

Esta antiga tradição da Igreja Católica acontece a cada cinco anos e sua finalidade é expressar a unidade, a fidelidade e a comunhão de cada (arce)bispo com o sucessor de Pedro. A viagem reunirá uma comitiva de 33 (arce)bispos mineiros e capixabas e o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2, estará presente.

“É uma peregrinação religiosa oficial, faz parte do regulamento da vida do bispo. Nós encontramos o Sucessor de Pedro, ouvimos o que o Papa tem a nos dizer, e o Papa nos ouve, também, sobre aquilo que nós vivemos nas nossas dioceses”, relata o Pastor Arquidiocesano. “Eu peço a você que reze pela Visita Ad Limina, nos acompanhe diante do Santo Padre e ao lado do túmulo de Pedro e de Paulo. A visita não é só uma visita do bispo, é uma visita de toda a Igreja”, conclama Dom Gil aos seus arquidiocesanos.

Os (arce)bispos partirão do Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), na tarde deste sábado (15), em direção a Lisboa (Portugal), de onde seguirão para Roma (Itália). As atividades da Visita Ad Limina Apostolorum serão iniciadas na segunda-feira (17), com uma Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maior. A audiência com o Papa Francisco está prevista para a manhã de quinta-feira, 20 de outubro.

A Visita Ad Limina Apostolorum poderá ser acompanhada pelo hotsite www.visitaadlimina.com.br e pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB (Facebook, Instagram e Youtube).

Confira o vídeo de Dom Gil sobre a Visita Ad Limina Apostolorum:

*Com informações de Janaina Santos

Veja Também