A prefeitura de Aracati (CE) anunciou um grande evento com shows durante a Semana Santa, intitulado “Paixão no Aracati”. Paróquias locais e o Bispo Diocesano criticaram a iniciativa por ferir a sensibilidade religiosa do povo cristão e pediram respeito aos horários e locais das celebrações religiosas.
O município cearense não pode realizar programação de carnaval, devido as medidas sanitárias vigentes na época. No entanto, a situação atual melhorou e, assim como em grande parte do país, a flexibilização de eventos e mesmo do uso de máscara está ocorrendo. Em vista desse canário, a prefeitura local decidiu promover os shows na Semana Santa.
Dom André Vital, SCJ, Bispo de Limoeiro do Norte (CE) divulgou uma nota exigindo respeito à Igreja e em solidariedade aos demais cristãos. Ele criticou a iniciativa por, em sua visão, “escarnecer a fé cristã, sob a desculpa de divertimento e comércio”.
“Abrir mão do recomendado clima de contrição e recolhimento, próprios deste tempo litúrgico quaresmal, […] é o mesmo que estar conivente com a destruição de valores basilares da sociedade, dos quais a tradição católica tem uma grande responsabilidade em preservá-la”, diz um trecho da nota (clique aqui para ler na íntegra).
Também o Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Aracati (Conplea) repudiou o evento anunciado pela prefeitura.
*Com informações de ACI Digital e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Aracati