Arquidiocese de Olinda/Recife sedia Congresso Eucarístico Nacional de 11 a 15 de novembro

De 11 a 15 de novembro, a Arquidiocese de Olinda/Recife será sede do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Essa celebração tão importante para Igreja no Brasil tem o tema “Pão em todas as mesas” e o lema: “Repartiram o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

O CEN reúne milhares de pessoas para professar e dar testemunho público da fé no mistério eucarístico. O encontro também é uma oportunidade para aprofundar a Teologia da Eucaristia. Nessa perspectiva, está prevista a realização do Simpósio Teológico, de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A programação contará com conferências e oficinas que serão desenvolvidas a partir do texto-base.

A estimativa é que cerca de 13 mil pessoas, de diversas partes do país, participem do evento. Mais de 200 bispos e mil padres estão inscritos, entre eles, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. “É um momento muito importante para a Igreja no Brasil. Refletir sobre a Eucaristia, preparar-nos cada vez mais para participar desse mistério sublime que Jesus deixou para nós. A hóstia consagrada e o vinho consagrado são a pessoa de Jesus de forma diferente daquela de Nazaré ou da Galileia; é uma forma muito mais perfeita, se torna nosso alimento para nos ajudar na nossa caminhada”, diz o Pastor Arquidiocesano em vídeo. Confira, abaixo, na íntegra.

É possível acompanhar toda a programação pelo site oficial e pelos meios de comunicação católicos presentes no evento.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico. A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos, com apoio de São Pedro Julião Eymard, e a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou a terceira edição do CNE, em setembro de 1939, com o tema “A Eucaristia e a vida cristã.” O evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte da cidade.

Mensagem do Papa Francisco

Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça São Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira (9), o Papa Francisco fez votos de que o XVIII Congresso Eucarístico Nacional fortaleça nos fiéis “o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos”.

Não podendo participar pessoalmente do encontro, o Santo Padre nomeou como seu Enviado Especial o Bispo emérito de Leiria-Fátima, cardeal António Augusto Dos Santos Marto. A Missão Pontifícia é composta ainda pelo Padre Augusto César Figueirôa, Reitor do Oratório de Santa Teresinha, Vice-Reitor da Cúria e Mestre de Cerimônias, e pelo Frei José Leandro Alencar, O.C., Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.