Arquidiocese de Montes Claros, vacante desde dezembro de 2021, tem novo Arcebispo

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 14 de dezembro, dom José Carlos de Souza Campos como Arcebispo da vacante Arquidiocese de Montes Claros (MG), transferindo-o da sede episcopal de Divinópolis (MG). A Igreja Particular de Montes Claros estava vacante desde dezembro de 2021, quando dom João Justino de Medeiros foi transferido para a Arquidiocese de Goiânia (GO).

Novo Arcebispo de Montes Claros

Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna (MG), no dia 3 de janeiro de 1968, filho de José Pinheiro Campos e Piedade Souza Campos.

Em 1983, entrou para o seminário diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro.Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

No dia 26 de fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Divinópolis e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse.

Dom José Carlos é atualmente o Presidente do Regional Leste 2 da CNBB.

Fonte: Site da CNBB