Arquidiocese de Juiz de Fora reúne Clero e missionários sinodais para iniciar nova etapa do Sínodo

*Abertura do II Sínodo Arquidiocesano, em 7 de dezembro de 2019. Catedral Metropolitana recebeu milhares de pessoas na ocasião
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O último dia de outubro, mês dedicado às missões, marcará uma importante etapa da vida da Arquidiocese de Juiz de Fora, cuja lema é “uma Igreja sempre em missão”. No próximo domingo (31), será a abertura oficial da segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano, iniciativa pastoral iniciada em dezembro de 2019 e cuja primeira parte foi fortemente marcada pela pandemia da Covid-19.

O novo ciclo levará em consideração justamente as mudanças ocasionadas pelo novo coronavírus. “Naquele dia 7 de dezembro ninguém sabia que ia haver pandemia; ninguém podia imaginar que o ano de 2020 fosse aquilo que foi. Por isso, nós entramos agora numa segunda fase do Sínodo, sabedores desta realidade, para que possamos reorientar a nossa vida eclesial mediante este sistema atual que estamos vivendo no mundo inteiro”, explica o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que presidirá a Celebração Eucarística.

O Pastor, principal incentivador da realidade sinodal, aponta os dois focos principais da nova etapa. “O primeiro é um olhar perspicaz, direto, caridoso, amoroso para com os pobres, para com os empobrecidos da pandemia, para aqueles que estão em situação difícil. A segunda parte será uma revisão séria dos nossos métodos e organismos pastorais. A pandemia mudou muita coisa no mundo, por isso a nossa organização pastoral não pode ser a mesma de antes.”

A Missa de abertura da segunda fase do Sínodo será celebrada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral FM 102,3. Na ocasião, estarão presentes os padres e diáconos permanentes da nossa Igreja Particular, além dos missionários sinodais.

Vale lembrar que, no mesmo dia, serão ordenados diáconos transitórios os seminaristas Rafael Coelho do Nascimento e Robert César Teixeira. Clique aqui e saiba mais.

Veja Também