Ano Vocacional 2023: conheça o site, as redes sociais e os subsídios preparatórios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema é “Vocação: Graça e Missão” e o lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O tema fundamenta-se na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ,ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Subsídios

Com o objetivo de aprofundar a temática do Ano Vocacional, a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, publicou o texto-base do 3º Ano Vocacional. O subsídio foi redigido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e encontra-se disponível para venda (clique aqui).

Além do texto-base, a Comissão também preparou um subsídio catequético para crianças e adolescentes, com roteiros para encontros. O  documento possui reflexões que são apresentadas de forma lúdica e pedagógica e conta ainda com um encarte, colorido e destacável, com jogos e atividades. O texto é ideal para educadores, pais e catequistas.

Site especial

A Comissão de Comunicação do Ano Vocacional do Brasil realizou o lançamento oficial do site do terceiro Ano Vocacional do Brasil, com uma live especial que foi transmitida no dia 20 de outubro. No site é possível que o usuário tenha acesso a informações sobre o Ano Vocacional (história e cronologia), além de ter o conhecimento de ações que estão em sintonia com a iniciativa nas dioceses, por meio das notícias. Nele, também há um espaço dedicado aos artigos que tratam sobre o tema.

Na página é possível, ainda, fazer o download da logo, spots e fotos, bem como do hino e da oração.

Redes sociais

Acesse o Instagram e o Facebook do Ano Vocacional e tenha acesso aos cards para redes sociais, banners e informações.

*Fonte: Site da CNBB

Veja Também