Por: Leandro Novaes (Folha Missionária)
No último sábado, 22 de agosto, a Igreja celebrou a festa de Nossa Senhora Rainha, instituída pelo Papa Pio XII. Nesta data, também, foi promovida a solenidade de abertura do Período Propedêutico Diaconal, da Escola Diaconal Santo Estêvão, da Arquidiocese de Juiz de Fora. A missa e a cerimônia de abertura foram realizadas no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, presididas pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira. Todos os 42 candidatos ao diaconato permanente estavam presentes.
“Hoje começa a formação de vocês. E não podemos começar nada sem lembrarmos-nos de Jesus Cristo”. Foi com essas palavras que Dom Gil, em sua homilia durante a missa, ressaltou a responsabilidade que os candidatos assumiram naquele momento, entregando-se de coração ao serviço à Igreja. “Vocês estão sendo chamados ao serviço a Jesus Cristo”, completou.
Em entrevista após a missa, Dom Gil enfatizou o grande número de homens que participam da turma que irá se preparar para a ordem do diaconato. “Eles terão uma formação em Teologia e algumas disciplinas de Filosofia durante três anos. Além disso, eles também terão uma formação espiritual, em momentos que irão se reunir para celebrarem e aprofundarem sua fé, na oração, contemplação e meditação da Palavra de Deus”.
O segundo momento da abertura aconteceu no auditório do Seminário, onde Dom Gil demonstrou imensa alegria em ver que o serviço diaconal na Arquidiocese está crescendo. A diretoria da Escola Diaconal foi apresentada. Em uma conversa com os futuros diáconos, o pastor explicou sobre o serviço diaconal, a diferença entre o diaconato transitório e o diaconato permanente, e ainda citou alguns casos em que diáconos permanentes que ficam viúvos chegam a serem ordenados padres. O arcebispo lembro também que às vezes é preciso encarar desafios como visitar os doentes, presos, dar assistência a moradores de rua e viciados em drogas, mas que a misericórdia é fundamental na vida do Diácono.
Após a explanação de Dom Gil, a palavra foi passada ao Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que deu prosseguimento com as atividades que aconteceram ao longo do dia.
Para conferir as fotos da celebração, clique aqui.