Angelus e Audiências Gerais em Língua de Sinais no Vatican News

0

“Reitero a necessidade de preparar instrumentos adequados e acessíveis para a transmissão da fé. Espero também que estes sejam colocados à disposição daqueles que precisam deles da forma mais gratuita possível, inclusive através das novas tecnologias, que se mostraram tão importantes para todos neste período de pandemia.”

Retomando o apelo do Papa Francisco, contido na Mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência de 2020, o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé lança o Projeto “Ninguém excluído”. Trata-se de um serviço que oferecerá acesso às pessoas com deficiência de comunicação às catequeses das Audiências Gerais e ao Angelus/Regina Coeli, que estarão disponíveis gratuitamente através de um canal YouTube do Vatican News. Em particular, um canal ao vivo estará disponível para a tradução de LIS (Língua Italiana de Sinais) https://e.va/lis e um canal para a tradução de ASL (Língua Americana de Sinais) https://e.va/asl.

O projeto, que começará com a Mensagem de Páscoa Urbi et Orbi no domingo, 4 de abril, é experimental e durará um ano, com a esperança de que se torne um serviço comum em várias línguas. Junto com o canal YouTube dedicado à acessibilidade das pessoas com deficiência de comunicação, nos próximos meses será criado um aplicativo acessível para as pessoas com deficiências sensoriais, permitindo-lhes aproveitar os conteúdos dos meios de comunicação do Vaticano de forma integrada, com atenção especial às pessoas com deficiências visuais e cegas, bem como com deficiências de comunicação. A tradução na Língua de Sinais será coordenada pela irmã Verônica Donatello, responsável pelo Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana para a Pastoral das Pessoas com Deficiência.

O projeto tornou-se possível graças à colaboração e apoio econômico do Pio Instituto dos Surdos de Milão, CBM Itália-Missões Cristãs para Cegos no mundo, Freunde von Radio Vatikan (Amigos da Rádio Vaticano) e St. Francis Borgia Deaf Center em Chicago. Como já aconteceu na Páscoa de 2020, também este ano, em colaboração com a Tv2000, será oferecida no canal YouTube de LIS a tradução italiana em Língua de Sinais das celebrações do Tríduo Pascal.

Fonte: Site Vatican News

Conteúdo Relacionado
X