Angelus e Audiências Gerais em Língua de Sinais no Vatican News

Canal YouTube do Vatican News na Língua de Sinais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

“Reitero a necessidade de preparar instrumentos adequados e acessíveis para a transmissão da fé. Espero também que estes sejam colocados à disposição daqueles que precisam deles da forma mais gratuita possível, inclusive através das novas tecnologias, que se mostraram tão importantes para todos neste período de pandemia.”

Retomando o apelo do Papa Francisco, contido na Mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência de 2020, o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé lança o Projeto “Ninguém excluído”. Trata-se de um serviço que oferecerá acesso às pessoas com deficiência de comunicação às catequeses das Audiências Gerais e ao Angelus/Regina Coeli, que estarão disponíveis gratuitamente através de um canal YouTube do Vatican News. Em particular, um canal ao vivo estará disponível para a tradução de LIS (Língua Italiana de Sinais) https://e.va/lis e um canal para a tradução de ASL (Língua Americana de Sinais) https://e.va/asl.

O projeto, que começará com a Mensagem de Páscoa Urbi et Orbi no domingo, 4 de abril, é experimental e durará um ano, com a esperança de que se torne um serviço comum em várias línguas. Junto com o canal YouTube dedicado à acessibilidade das pessoas com deficiência de comunicação, nos próximos meses será criado um aplicativo acessível para as pessoas com deficiências sensoriais, permitindo-lhes aproveitar os conteúdos dos meios de comunicação do Vaticano de forma integrada, com atenção especial às pessoas com deficiências visuais e cegas, bem como com deficiências de comunicação. A tradução na Língua de Sinais será coordenada pela irmã Verônica Donatello, responsável pelo Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana para a Pastoral das Pessoas com Deficiência.

O projeto tornou-se possível graças à colaboração e apoio econômico do Pio Instituto dos Surdos de Milão, CBM Itália-Missões Cristãs para Cegos no mundo, Freunde von Radio Vatikan (Amigos da Rádio Vaticano) e St. Francis Borgia Deaf Center em Chicago. Como já aconteceu na Páscoa de 2020, também este ano, em colaboração com a Tv2000, será oferecida no canal YouTube de LIS a tradução italiana em Língua de Sinais das celebrações do Tríduo Pascal.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também