Torneio EAC promove integração, evangelização e espírito esportivo entre jovens da Arquidiocese

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sport Club Benfica será palco de mais uma edição do Torneio EAC, iniciativa promovida pelo Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Benfica. O evento reunirá centenas de jovens de diversas paróquias, comunidades e movimentos da Arquidiocese de Juiz de Fora e cidades vizinhas em um grande momento de fraternidade, evangelização e convivência através do esporte.

O torneio tem como proposta fortalecer os laços entre as expressões juvenis da Igreja, proporcionando um ambiente de alegria, amizade e testemunho cristão. Nesta edição, nove grupos já confirmaram presença, representando diferentes realidades da juventude católica arquidiocesana:

  • JUDAC – Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima
  • Nova Vida – Igreja São Sebastião
  • JUPG – Paróquia Nossa Senhora da Glória
  • Chamados pelo Amor – Santuário Sagrado Coração de Jesus
  • RENAC – Catedral Metropolitana
  • UPF – Santuário São Miguel e Almas
  • Resgate – Comunidade Resgate
  • JUF – Paróquia São Sebastião (Chácara/MG)
  • EAC Benfica – Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Segundo o coordenador do círculo verde do EAC, Gabriel Tristão Lisboa, o torneio nasceu do desejo de criar novas oportunidades de encontro entre os jovens.

“O Torneio EAC é um evento esportivo que reúne os jovens da nossa Arquidiocese para um momento de evangelização e união através do esporte. A ideia surge da vontade de encontrar formas novas de reunir os jovens. Muitas vezes, a correria do dia a dia nos afasta, e o esporte é uma linguagem universal que atrai e conecta.”

Gabriel destaca que o principal objetivo não está nos resultados das partidas, mas na experiência vivida pelos participantes.

“O nosso foco principal não é apenas quem ganha ou perde, mas que os jovens sintam que a Igreja é um lugar jovem, vivo e alegre, onde podemos ser cristãos em todos os lugares.”

A iniciativa é aberta a todos os jovens que desejam viver momentos de comunhão e integração. Nesta edição, grupos vindos de diferentes regiões da Arquidiocese como Santos Dumont e Chácara, estarão presentes.

A preparação para o evento também tem sido uma experiência marcante de fraternidade. De acordo com o coordenador, o espírito de união começa muito antes do apito inicial.

“A preparação tem sido um momento de muita ansiedade para todos. A união e a comunhão fraterna já começam antes mesmo do evento, quando todos os grupos colaboram juntos para a realização do torneio.”

Além de incentivar a prática esportiva, o evento busca transmitir valores fundamentais para a vivência cristã.

“O esporte nos ensina valores essenciais para a vida cristã: o respeito, o trabalho em equipe, a disciplina e a humildade, tanto na vitória quanto na derrota. Ele nos aproxima daquilo que Deus quer para nós e oferece uma alternativa saudável de lazer. É uma forma de dizer ao mundo que a juventude católica é ativa, vibrante e tem energia para transformar a sociedade.”

O Torneio EAC promete ser um fim de semana marcado pela alegria, amizade, espírito esportivo e pela certeza de que a evangelização também acontece nas quadras, nos encontros e na convivência fraterna entre os jovens.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também