Capela da Santa Casa passa por restauração de sua capela-mor

Carlos Magno apresentando os detalhes ao Arcebispo

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, esteve na Capela Senhor dos Passos, da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, na última segunda-feira (20), para visitar a obra de restauração que acontece no local.

Desde o final de julho teve início a primeira fase da restauração da capela.  Esta fase compreende o restauro do retábulo-mor, o altar-mor, que tem a imagem do padroeiro Senhor dos Passos, como também as pinturas das paredes e todo o arco do cruzeiro da capela que, segundo os profissionais de atuam no local, foi muito descaracterizada ao longo dos anos.

Carlos Magno, Dom Gil e Padre Eder buscando informações a partir de fotos antigas da capela

O capelão da Santa Casa, Padre Eder Luiz Pereira, também esteve presente para apresentar o avanço das obras. “Toda a equipe de restauro está procurando fazer o que chamamos de prospecção, que é um trabalho minucioso para ver o que é o original da capela para que ela volte as suas características originais. Está sendo feito esse trabalho, que esperamos que em breve seja concluído, para que a capela volte as suas características originais, bela como é, e ainda toda restaurada, ainda mais bela para celebrações, para veneração, para o povo que aqui vier visitar”, explicou ele.

Para este trabalho foi contratado o ateliê de Carlos Magno de Araújo, Restaurador e Artista Plástico de São João del-Rei, que comentou sobre o andamento das atividades. “É um trabalho desafiador, inclusive a gente também tem que adaptar o retábulo agora para a liturgia atual. O altar é chamado de retábulo também.  Então a mesa de celebração vai ser desmembrada lá do altar, pois antigamente a missa era nos ritos tridentinos, o padre celebrava missas de costas e em latim. Então a gente vai trazer essa mesa para frente”.

Ele ainda explicou que também fizeram um trabalho de descupinização, além da prospecção e algumas descobertas. “Interessante que a gente descobriu que existia um trabalho diferente nesse altar, que eram alguns pontos folhados à prata, e por cima dessa prata uma veladura, uma coloração para poder valorizar alguns elementos, como os elementos florais. Por exemplo, ele tem algumas rosas na talha, tem folhas, e isso era colorido por cima da folha de prata, então dava um efeito metálico. Então, eu acho que o trabalho que está sendo realizado vai devolver o aspecto original que realmente o altar tinha”, relatou o artista.

Os responsáveis pela obra mostrando uma peça a ser restaurada e refoleada a ouro

Satisfeito com o andamento da obra, custeada pela própria capela, o Arcebispo pode visualizar os passos dados na Capela Senhor dos Passos. “ Esse trabalho nós entregamos ao Ateliê do Carlos Magno de São João do Rei, que tem um renome reconhecido em todo o Brasil.  Esperamos que até março, abril, esteja pronto o restauro. Essa capela precisa ser restaurada, porque ela é um patrimônio maravilhoso aqui da igreja presente em Juiz de Fora e, se tornar até, um lugar turístico para a própria cidade”, revelou Dom Gil.

Durante este período de restauração, as atividades religiosas na capela continuam. Todas as atividades religiosas da capela seguem normalmente, no entanto, estão sendo realizadas no salão nobre da Santa Casa para que os fiéis não fiquem sem as celebrações.

Notícias

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

Facebook

Veja Também

Veja Também