Na última quinta-feira, 17 de julho, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, reuniu-se com os doze vigários forâneos da Arquidiocese para mais um encontro de articulação pastoral. Realizadas periodicamente, as reuniões com o grupo têm como objetivo fortalecer a comunhão entre as foranias e o governo arquidiocesano, além de tratar de temas pastorais e administrativos relevantes.
O Pastor Arquidiocesano destacou a importância estratégica do papel dos vigários forâneos. “Eles coordenam os trabalhos pastorais e trazem ao bispo questões que precisam de encaminhamento”, explicou.
Durante a reunião, o Arcebispo compartilhou informações sobre a peregrinação a Roma, incluindo encontros importantes como o contato com o Papa Leão XIV. Também foi discutido o Diretório Sacramental da Arquidiocese, com o incentivo para que as foranias promovam encontros de formação sobre o tema, reforçando o conhecimento das normas diocesanas relacionadas aos sacramentos.
A pauta incluiu ainda a programação pastoral para o próximo semestre, com destaque para dois importantes jubileus: o Jubileu dos Padres, que será celebrado no dia 5 de agosto na cidade de Liberdade (MG), e o Jubileu dos Jovens, marcado para o dia 3 de agosto, que contará com a realização do Bote Fé 2.0, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate. “Todas as foranias estão motivando os jovens para participarem desse momento de fé e comunhão”, afirmou Dom Gil.
Segundo o Arcebispo, a reunião reforça o vigor pastoral diocesano. “A gente vê que a nossa Diocese está muito viva, porque os vigários forâneos também ajudam para que essa vitalidade aconteça nas 92 paróquias que temos”, concluiu.
por 