Durante o Mês das Missões, celebrado em outubro, a Igreja convida os fiéis a renovarem o compromisso de evangelizar e servir ao próximo, nos lembrando que ser missionário não é apenas tarefa de alguns, mas vocação de todos os batizados, que são chamados a ser discípulos e propagadores do Evangelho.
Em sintonia com esse propósito, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio realizará, entre os dias 16 e 18 de outubro, sua tradicional missão. Desta vez, os seminaristas serão enviados para a cidade de Pedro Teixeira (MG), unidos à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A experiência busca reforçar a formação missionária dos futuros sacerdotes, aproximando-os da realidade das pessoas e do serviço à Igreja.
O seminarista Matheus Rodrigues, do 3º ano de Filosofia, ressalta que a missão é uma oportunidade de vivenciar na prática o chamado de Jesus. Ele contou, ainda, que a missão inclui a Santa Missa, formações e visitas a casas, comércios e fazendas, onde procuram escutar as famílias com seus sentimentos, anseios e dificuldades. “Somos chamados a acolher o convite de anunciar o Evangelho a todos os povos, fazendo novos discípulos. Somos chamados a ser presença viva e eficaz da Igreja na vida dos irmãos e irmãs, na certeza de que cada pessoa tem dons e talentos importantes na peregrinação terrena”, expressou.
O Formador da Comunidade de Teologia, Padre José Domício Ferreira da Silva, destacou que a missão é essencial para a formação espiritual e humana dos seminaristas. “Este é um momento muito especial, de renovação da fé e de crescimento mútuo. Na missão, aprendemos uns com os outros e vivenciamos na prática a essência do nosso chamado: estar com as pessoas, ouvir suas histórias e levar a presença de Deus às suas vidas”, afirmou.
O sacerdote também ressaltou o impacto que essa experiência tem para a comunidade como um todo. “A missão é um tempo breve, mas intenso, onde os seminaristas se abrem ao encontro e à partilha com os irmãos. Da mesma forma, a comunidade os acolhe com entusiasmo, renovando a própria fé ao receber a Palavra e a bênção de Deus”, explicou.
A missão em Pedro Teixeira reflete o espírito do Mês das Missões: um convite a todos os cristãos para se tornarem verdadeiros discípulos missionários. “Que Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier intercedam por nós, para que esta experiência seja abençoada e fecunda. Abra o seu coração, abra a sua casa, acolha a palavra de Deus, acolha a benção de Deus na sua vida, acolha os nossos seminaristas missionários”, concluiu Padre Domício.
por 