83ª Missa da Lavoura acontece em Santana do Deserto

Ofertas entregues no altar/Imagens cedidas pela paróquia

A cidade de Santana do Deserto (MG) esteve em festa nos últimos dias. Todos os anos, sempre no início de novembro, a Paróquia Santa Ana comemora uma festa única, celebra a graça do milagre da chuva durante forte período de seca em 1939. A importância da tradicional “Missa da Lavoura” é tanta, que ela foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial na cidade.

Em sua 83ª edição, a celebração aconteceu em quatro dias. No domingo, dia 06 de novembro, a Missa em ação de graças pela colheita foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira. Em entrevista, ele contou que a Eucaristia pedindo chuva é admitida no Missal Romano.  Além disso ele destacou que o objetivo da festividade é “impedir o esquecimento do povo das grandes maravilhas que Deus faz, quando rezamos com confiança”.

Barraquinhas com artesanato

Para o Padre Ronny Moreira de Oliveira, Administrador Paroquial, o momento foi de grande felicidade, “seja pela unidade paroquial e por estar aqui reunidos rendendo graças a Deus por tudo aquilo que ele faz em nosso favor. Aproveitando a ocasião, teve início a campanha “O zelo por tua casa me consome”, uma arrecadação em prol da reforma da matriz.

A festividade foi encerrada na segunda-feira (7), quando em mais um ano, providentemente, Deus enviou chuva a Santana do Deserto. O importante momento da história e da cultura da paróquia e do município foi concluído com Missa e partilha das ofertas, além de distribuição de mudinhas.