23/02/2024

Em preparação para sua elevação à Quase Paróquia, a Comunidade Santa Maria Eterna, localizada em Humaitá, está realizando uma peregrinação com a Imagem de sua padroeira. Neste final de semana, será realizada na Comunidade São Francisco de Assis, do Granjeamento Jardim Casa Verde, uma festa para receber a imagem neste sábado (24).
A Comissão Teológica da Secretaria Geral do Sínodo e do Grupo Ibero-Americano de Teologia, com o apoio do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Confederação Latino-Americana de Religiosos e Religiosas (CLAR), promove um curso on-line gratuito com o tema “Rumo a uma Igreja constitutivamente sinodal”. A formação iniciará no dia 2 de março. Este é o terceiro Curso On-line MassiveOpen (MOOC) intercontinental.
O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quer ajudar as pessoas na vivência do tempo quaresmal “com mais profundidade e qualidade”. Em março, será realizado o Retiro Missionário, com três encontros virtuais mediados por reflexões à luz da Palavra de Deus, nos dias 12,19 e 26.
Na manhã dessa quinta-feira, 22 de fevereiro, os integrantes da Pastoral da Educação reuniram-se com o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, no Lar Sacerdotal Mater Christi. Este foi o primeiro encontro do ano e teve como objetivo principal preparar o calendário em comum das 13 instituições de ensino confessionais de Juiz de Fora.
A Quaresma é um período de reflexão e conversão espiritual, em que os cristãos se preparam para a Ressurreição de Cristo. Neste tempo litúrgico, é comum que muitos fiéis busquem o Sacramento da Penitência ou da Reconciliação, pois este ato é capaz de limpar os pecados e oferecer mais proximidade do Senhor. A fim de incentivar as pessoas a confessarem os seus pecados durante o período quaresmal e, além disso, a orientá-las sobre a melhor forma de fazê-lo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Linhares, promove a formação “Como se confessar bem”.
Estão abertas as inscrições para a Formação Pré-Matrimonial por Acolhida, uma iniciativa da Pastoral Familiar Arquidiocesana. O evento será realizado no dia 7 de abril, das 8h às 18h, na Paróquia São Mateus, em Juiz de Fora. A formação é aberta não só aos agentes da pastoral, mas também a catequistas, atendentes paroquiais, padres, diáconos, seminaristas e integrantes de outros movimentos eclesiais.
Em 2024, a Campanha da Fraternidade, realizada durante o período quaresmal, traz à tona o tema da “Amizade Social”, inspirada na carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Com o intuito de aprofundar esse conceito e também o lema apontado pela campanha, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8), dois grupos da Arquidiocese de Juiz de Fora prepararam formações gratuitas, abertas ao público em geral.