30/11/2023

O último dia começou com a Missa com Laudes, que foi presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), e concelebrada por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG) e Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo de Pouso Alegre (MG). Dom Hugo María Van Steekelenburg, O.F.M., bispo emérito de Almenara (MG), esteve presente na Casa de Retiros São José, para acompanhar a programação desta quinta-feira.
A Igreja celebra em 13 de dezembro, Santa Luzia, que é a protetora dos olhos. Ela foi exemplo de fé, vivendo no século IV, foi vítima da perseguição aos cristãos no Império Romano. Ela foi torturada, teve seus olhos arrancados, sendo, por fim, decapitada. Para celebrar a memória da santa, igrejas da Arquidiocese iniciam nos próximos dias uma programação especial.
“O estado de saúde do Santo Padre é estável”. Foi o que anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no fim da tarde desta quarta-feira (29). Francisco “não tem febre, mas a inflamação pulmonar associada à dificuldade respiratória persiste”. Além disso, acrescentou Bruni, “o tratamento com antibióticos continua”.
O Senado aprovou na terça-feira (28), em votação simbólica, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro. O texto é originário do PL 4.943/2023, da Câmara dos Deputados, e seguiu para sanção presidencial.
Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, será celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Pessoas em todo o mundo se unem para demonstrar apoio às pessoas que vivem com HIV, exigir comprometimento dos governos no enfrentamento da epidemia e apresentar as iniciativas que a sociedade civil e outras organizações estão implementando com a finalidade de vencer a Aids.
“A Igreja é mulher e um dos grandes pecados que cometemos é ‘masculinizar’ a Igreja. Devemos desmasculinizá-la e fazê-lo a partir da Teologia”, pediu Papa Francisco em seu discurso espontâneo aos membros da Comissão Teológica Internacional.
No contexto da festa de sua Padroeira, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Matias Barbosa (MG), iniciou a campanha “Um presente para Nossa Senhora”. O objetivo é arrecadar recursos financeiros para a construção do novo Altar Retábulo da Igreja Matriz, que, por motivos desconhecidos, perdeu o altar original da época de sua construção, em 1907.
Todas as terças-feiras, o Rincão Senhor do Bonfim, anexo à Igreja Santa Rita de Cássia, em Juiz de Fora, recebe cerca de duas mil pessoas para a tradicional Missa do Impossível. Um número bem maior que este é esperado para a última celebração de 2023, marcada para o dia 12 de dezembro, a partir das 19h30, na Praça Antônio Carlos, no Centro da cidade.