6/10/2023

A Igreja Católica celebra, no dia 12 de outubro, a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Em todo o país, as festividades deste ano, que foram iniciadas na última terça-feira (3), com a novena, são regidas pelo tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão!”, proposto pelo Santuário Nacional. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, são inúmeras as igrejas que, dedicadas ou não à Padroeira do Brasil, prepararam programações especiais.
Na tarde desta quarta-feira, 4 de outubro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, teve inicio a primeira Congregação Geral da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com a presença do Papa, que de forma espontânea discursou aos participantes. Francisco iniciou recordando “que foi São Paulo VI quem disse que a Igreja no Ocidente tinha perdido esta ideia de sinodalidade, e por isso criou o secretariado do Sínodo dos Bispos, que realizou muitos encontros, muitos sínodos sobre temas diferentes”.