Noite de festa e de reflexão foi a Vigília de Natal, que aconteceu no sábado, dia 24, na Catedral. Centenas de pessoas marcaram presença na missa que foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, e por nossos vigários. Também participaram os Diáconos permanentes, Antonio e Waldeci.
26/12/2022
O Natal é a festa da união do Céu com a Terra. É a festa do olhar de Deus para a humanidade. Além disso, cabe-nos dizer que o Natal tem origem na Santíssima Trindade. Afinal, dela vem o Espírito Santo para fecundar o seio de Maria; dela é que nasce Jesus em Belém, Verbo que se fez carne, para ser o nosso Salvador.
Na manhã da última terça-feira, 20 de dezembro, a presidência do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu a última videoconferência do ano. O objetivo da reunião foi tratar sobre o método utilizado para os encontros do Regional, principalmente a Reunião CONSER Leste 2 e a Assembleia CONSER.
Na festividade de Santo Estêvão Mártir, o Papa dedicou algumas palavras ao santo no Angelus desta segunda-feira (26), na Praça São Pedro. Francisco iniciou recordando que na liturgia, logo depois do Natal, são comemoradas figuras dramáticas de Santos mártires, entre eles Santo Estêvão e os Santos Inocentes, as crianças mortas pelo rei Herodes.
“Como os pastores de Belém, deixemo-nos envolver pela luz e saiamos para ver o sinal que Deus nos deu. Vençamos o torpor do sono espiritual e as falsas imagens da festa que fazem esquecer Quem é o Festejado. Saiamos do tumulto que anestesia o coração induzindo-nos mais a preparar ornamentações e prendas do que a contemplar o Evento: o Filho de Deus nascido para nós.” Essa foi a exortação do Papa na tradicional Mensagem de Natal e Bênção Urbi et Orbi.
Na homilia da Missa solene da Noite de Natal desse sábado (24), na Basílica de São Pedro, com milhares de fiéis e peregrinos presentes oriundos de várias partes do mundo, o Papa Francisco convidou-nos a redescobrir o sentido do Natal.
Já está marcada a data da posse canônica de dom José Carlos de Souza Campos, nomeado como o quarto Arcebispo Metropolitano de Montes Claros. A celebração será às 18h, no dia 19 de fevereiro de 2023, na Catedral Metropolitana de Montes Claros (MG). A transmissão será transmitida ao vivo pela rede de comunicação da Catedral.
por 