Rezar juntos diariamente para pedir a Deus o dom da paz, escuta e compreensão recíproca para superar conflitos e dificuldades, converter-se do eu ao tu, nunca ir dormir sem ter feito as pazes. Afinal, é no dia a dia que se aprende a ser família, nela estão as nossas raízes e o que somos hoje como pessoa, é fruto do amor que dela recebemos. É de conselhos práticos que se articulou a reflexão do Papa Francisco antes de rezar o Angelus nesse domingo, 26 de dezembro, em que a Igreja festejou a Sagrada Família.
27/12/2021
Nesse domingo, 26 de dezembro, Festa da Sagrada Família de Nazaré, o Santo Padre enviou uma Carta a todas as famílias do mundo por ocasião do “Ano da Família Amoris Laetitia”, que teve início no dia 19 de março 2021.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a primeira Jornada de Oração e Missão pela Paz de 2022 no próximo Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro. A Jornada é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da entidade e pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN) desde abril deste ano.
A Igreja iniciou, no dia 28 de novembro, com a celebração do 1º Domingo do Advento, mais um Ano Litúrgico. Nele, a ocorrência de algumas festas e solenidades se dá a partir do Domingo de Páscoa, centro de todo o Ano Litúrgico. Nessa relação entre a data do Domingo de Páscoa, o calendário litúrgico e os dias da semana, podem ocorrer coincidências entre datas de solenidades, festas e celebrações de tempos específicos.
As festas natalinas e a passagem do ano primam pela exuberância da luz. A noite santa penetra pelas janelas das casas, das igrejas, dos ambientes de trabalho, pelas ruas da cidade e acende milhares de lâmpadas carregadas de festa. Nossos presépios refletem um misto de penumbra e claridade celestial, deixando inconfundível foco sobre o recém-nascido, o Menino Deus, reclinado em sua manjedoura. Não faltará sobre a gruta da natividade a estrela com sua cauda luminosa.
Diferente do Natal em 2020, neste ano tivemos centenas de fiéis participando da celebração. Embora ainda com quantidade limitada, a noite da sexta-feira, 24 de dezembro, foi marcada por emoção, oração e contemplação.
por 