Na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, a Igreja no Brasil celebra memória do padroeiro dos médicos e pintores, São Lucas. O santo foi um médico grego, convertido por São Paulo tornou-se colaborador no apostolado. Na Arquidiocese, duas comunidades são dedicadas a São Lucas e prepararam programações especiais em sua homenagem. Confira!
14/10/2021
Nesta sexta-feira (15), a Congregação dos Santos Anjos completa 190 anos de fundação. Ela surgiu como resposta a um apelo de Deus, reconhecido nas circunstâncias históricas do momento, no ano de 1831.Para comemorar a data vai ser celebrada na Casa de Repouso, Santa Missa nesta sexta-feira, com presença restrita.
O Papa Francisco saudou, nesta quinta-feira (14), numa videomensagem, os participantes do 57° Encontro da Fundação Idea, Instituto de Desenvolvimento de Empresas da Argentina, e da União de Trabalhadores da Economia Popular. O evento teve início na última quarta-feira, 13, em Buenos Aires, na Argentina, e prossegue até sexta-feira dia 15.
O dia 14 de outubro marca uma data especial para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o dia do seu nascimento. Com reunião de sua instalação no Palácio São Joaquim, na arquidiocese do Rio de Janeiro, a CNBB veio à luz no ano de 1952, dez anos antes do Concílio Vaticano II. Foi idealizada, à época, pelo bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, dom Helder Câmara que, na primeira formação da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, tornou-se o seu secretário-geral.
A Paróquia São João Paulo II, localizada no Bairro Nova Era, em Juiz de Fora, iniciou, nessa quarta-feira (13), a programação festiva em honra a seu padroeiro. Até o dia 21, a novena será marcada por Terço da Divina Misericórdia às 15h, recitação do Terço às 18h30 e Missa às 19h30.
Em 15 de outubro, os católicos celebram o Dia de Santa Teresa D’Ávila, a primeira mulher a obter o título de Doutora da Igreja. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a igreja que a têm como padroeira, localizada no Bairro Santa Teresa, realiza programação especial desde o último dia 12.
Desde dezembro de 2019, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebra seu II Sínodo, com o lema “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27). Às vésperas de iniciar a segunda fase da iniciativa pastoral, nossa Igreja Particular abrirá, no próximo domingo (17), a fase arquidiocesana do Sínodo dos Bispos.
Nesta quinta-feira (14), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comemora 69 anos de fundação. Considerada a terceira conferência episcopal do mundo reconhecida pela Santa Sé, a CNBB nasceu em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro, dez anos antes do Concílio Vaticano II.