Paróquias organizam campanhas em prol de famílias atingidas pelas chuvas

*Rua Moacyr Amado dos Santos, Vitorino Braga, está interditada. Foto: Tribuna de Minas

Devido à forte chuva que assolou Juiz de Fora na última segunda-feira (24), paróquias e fiéis da cidade organizaram campanhas de arrecadação em prol daqueles que perderam seus bens em inundações e enxurradas. Até agora, são quatro as comunidades que estão recebendo os donativos: aquelas localizadas nos bairros Grajaú, Linhares, Costa Carvalho e Bonfim.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Linhares, a iniciativa foi do Grupo Jovem “Vinde e Vede” e do coordenador de Pastoral, José Aparecido. Vários itens já chegaram à Matriz, que continua recebendo roupas, alimentos, colchões, materiais de higiene pessoal e limpeza, móveis e eletrodomésticos. Os interessados em ajudar podem levar suas doações das 8h às 12h e de 14h às 18h. A paróquia também precisa de voluntários para ajudar na organização e distribuição daquilo que já foi arrecadado. O endereço é Rua Diva Garcia, 2100.

Por iniciativa do Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, a Igreja São José, localizada no Bairro Costa Carvalho, também está recebendo os donativos: móveis, alimentos e roupas. Os itens, que serão encaminhados aos moradores do Linhares e do Bairro Vitorino Braga, devem ser deixados na secretaria paroquial das 8h às 21h. O templo religioso fica na Avenida Sete de Setembro, 288.

A Matriz Nossa Senhora do Líbano, no Grajaú, também está recebendo doações de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal. A campanha beneficiará os moradores do próprio bairro. As contribuições podem ser deixadas no escritório paroquial, que funciona das 9h às 11h e das 14h às 18h. O endereço é Rua Raulina Magalhães, 40.

Já a Paróquia Santa Rita de Cássia do Bairro Bonfim e a Obra Social Teresa de Calcutá estão oferecendo seu bazar solidário às famílias vítimas das enchentes. O salão paroquial estará aberto de quinta-feira (27) a domingo (30), de 9h às 12h, para atender aos interessados. Também estão sendo recolhidas doações de alimentos não-perecíveis, móveis e material de limpeza. A Igreja Santa Rita fica na Rua Barão do Retiro, 388.

“É uma oportunidade de viver o verdadeiro sentido do Natal e reconstruir a figura do Papai Noel, que na verdade é um bispo católico – São Nicolau – que no dia de Natal ia ao encontro das famílias pobres, deixando presentes e uma palavra amiga”, ressalta o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva.

Rádio Catedral

A Rádio Catedral, em parceria com o Sacolão da Economia, também realiza arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas, cobertores, materiais de higiene e limpeza, móveis e colchões.

Quem quiser doar pode entregar o material de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, na Rádio Catedral, que fica na Rua Dom Silvério, 461 – Alto dos Passos, ou no Sacolão da Economia, na Rua Porto das Flores, 467, em frente à praça do Bairro Santa Luzia.