XXXI Semana de Teologia aborda Ano do Laicato e chamado à santidade

0

Na noite dessa segunda-feira (17), foi aberta oficialmente a 31ª edição da Semana de Teologia, promovida pelo curso do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e pelo Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O evento irá até a próxima sexta (21) e será realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana.

A Semana Teológica foi aberta com momento de oração e apresentação da Orquestra Juiz de Fora. A mesa de honra foi composta pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, pelo vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo reitor do Seminário, Padre Roberto José da Silva, pelo coordenador do curso de Teologia, Padre Tarcísio Monay, pela vice-coordenadora, Prof.ª Maria Inês de Castro Millen, pela secretária de Relações Institucionais do CES/JF, Lilyan Márcia Gatto, e pelo presidente do Diretório Acadêmico (DA), Robert Teixeira.

Em 2018, as atividades são regidas pelo tema “Os leigos e o chamado à santidade” e pelo lema “Vós sois o sal da Terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Segundo Padre Tarcísio, o intuito é fazer memória do Ano Nacional do Laicato e da Exortação Apostólica “Gaudete et exsultate” (Alegrai-vos e exultai), de Papa Francisco. “Ele, com um texto muito simples na sua exortação, nos coloca todo o caminho que deveríamos fazer segundo os passos de Jesus. Ser chamado à santidade é preciso viver, fazer esse caminho para ser ‘sal da terra e luz do mundo’ para as pessoas, para a sociedade que hoje tanto precisa”.

O reitor do Seminário Santo Antônio, Padre Roberto, afirma que a Teologia, por si só, tem a finalidade de ajudar a aprofundar e refletir diversos temas atuais, mas também, da História da Igreja. “A questão da santidade já é evidenciada lá no Vaticano II, na Lumen Gentium. Então é importante, cada vez mais, conscientizar que dentro do âmbito da Igreja cada um tem a sua missão, cada um vive o chamado de um determinado modo, cada um vive a santidade, que é o seguimento de Jesus, dentro daquilo que é a sua vocação, dentro daquilo a que Deus chamou para realizar”.

Para o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, tudo o que Cristo propôs foi para que todos façam um caminho de santidade. “A santidade é o nosso objetivo. É você deixar-se iluminar pela luz de Deus. Comparando: Deus é como o sol, nós somos como a lua. Nós não temos luz própria, Deus é que tem a luz. Então a santidade de Deus brilha em nós e reflete para os outros”.

Citando a exortação do Santo Padre, Dom Gil diz que a santidade não é um privilégio de alguns, mas uma proposta para todos. “A Semana Teológica deste ano, aqui no Seminário Santo Antônio, vai tratar justamente sobre esse tema, para mostrar que o sacerdote é aquele que assume para si, em primeiro lugar, a santidade, para ajudar também os leigos a encontrar esse caminho”.

A primeira conferência da semana acadêmica foi ministrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo. O religioso falou sobre “Leigos e sua formação”, destacando que esta deve ser integral. “É um percurso mais longo, mais exigente, para nos colocar em condições de diálogo e de interface com a sociedade que é pluralista e que tem uma velocidade muito grande nas suas mudanças. Portanto, pensar o leigo e sua formação é pensar na perspectiva de sua cidadania civil e de sua cidadania eclesial”.

Dom Walmor, que cursou Filosofia e Teologia no Seminário Santo Antônio, onde também foi reitor (1989-1997), ressaltou a importância da Semana Teológica. “Sempre foi uma oportunidade de ouro para debates, para troca de experiências, para intercâmbios, muito fundamental no mundo contemporâneo. Porque os saberes são muitos e ninguém os domina; somos todos aprendizes. Portanto, uma experiência muito importante de preparação de todos nós e, sobretudo, para o leigo em seu exercício de cidadania civil e eclesial”.

Confira a programação da Semana de Teologia:

Dia 18 de setembro – Terça-feira
19h – Palestra: “Visão Panorâmica da Exortação” – Professor Dr. Pe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R.

Dia 19 de setembro – Quarta-feira
7h30 – Minicursos:
1) Ministérios leigos – Prof. Ms. Pe. Everaldo José Sales Borges
2) Sinodalidade: um modo de caminhar na santidade – Prof. Ms. Pe. Tarcísio Marcelino Ferreira Monay
3) A beleza da santidade na Igreja – Ms. Andrea Aparecida dos Santos
4) Família e a santidade – Ms. Robson Ribeiro de Oliveira Castro
5) A história da santidade na igreja – Ms. João Francisco Batista da Silva
6) O leigo e sua participação na liturgia – Ms. Pe. Eder Luiz Pereira
7) A Igreja perfeita – Prof. Dr. Pe. Geraldo Dondici Vieira
19h30 – Teologarte: “Nos trilhos da santidade”

Dia 20 de setembro – Quinta-feira
7h30 – Mesa-redonda: “Olhos fixos em Jesus” – Pe. Gleydson Pimenta de Faria, Profa. Ms. Adriana Viccini Brega Quinet de Andrade
19h – Palestra: “Os inimigos da santidade” – Ms. Pe. Claudio Gilloti, FAM

Dia 21 de setembro – Sexta-feira
7h30 – Mesa-redonda: “À luz do mestre” – Profa. Mestranda Mariana Aparecida Venâncio, Dra. Maria Aparecida de Andrade Almeida, Prof. Dr. Altamir Celio Andrade
9h30 – Celebração de encerramento

Confira as fotos da abertura da semana:

Conteúdo Relacionado
X