XX Semana de Filosofia é oficialmente aberta no Seminário Santo Antônio

0

Começou, na manhã desta segunda-feira, a XX Semana de Filosofia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). O evento, que será realizado no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio até o dia 31, tem como tema “Filosofia, linguagem e comunicação: construção de sentidos e realidades”.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. A mesa de honra ainda contou com a presença do reitor do Seminário, Padre Roberto José da Silva, da coordenadora do curso de Filosofia, Profª. Regina Lúcia Praxedes de Meirelles, e do presidente do Diretório Acadêmico, Thobias Lopes, da Diocese de Valença (RJ).

A temática do evento deste ano, segundo a coordenadora do curso de Filosofia, foi escolhida pelos próprios alunos depois de pesquisas, discussões e reflexões. “Este ano a gente julgou conveniente falar sobre esse assunto em vista, principalmente, da grande polêmica que as redes sociais vêm trazendo para o nosso cotidiano. Teremos uma semana que vai priorizar principalmente a questão da diversidade e, com isso, a gente pretende propor uma reflexão que possa trazer para os nossos alunos a temática bem discutida e bem trabalhada”.

A professora ainda ressalta algumas perguntas propostas pela semana de formação. “Comunicação sim, mas de que tipo, de que espécie? Como o ser humano se usa da linguagem para se comunicar, para se entender enquanto gente e o que representa essa virada de formas de se comunicar, do presencial para o virtual, sendo que o virtual está tomando proporções que estão, de uma certa maneira, sendo mais valorizados que o presencial?”.

O assessor de comunicação do Diretório Acadêmico de Filosofia, Wladislan Ferreira, também fala da imersão da comunicação no dia a dia das pessoas, principalmente através das redes sociais. “Vimos a necessidade de colocar este tema em discussão: como o uso da comunicação, o uso da filosofia e da linguagem pode ajudar a formar e a levar de maneira concisa e clara aquilo que nós queremos expressar no nosso dia a dia”.

Para Dom Gil, a Semana de Filosofia é momento importante para o conhecimento acadêmico dos seminaristas e dos demais alunos do curso. “Filosofia, linguagem e comunicação são temas importantes para que a pessoa possa aprofundar o seu conhecimento para mudar e construir novas realidades. A nossa linguagem tem um grande sentido, tem uma grande importância, e a comunicação não se faz sem a linguagem”.

Assim como a coordenadora do curso de Filosofia, Dom Gil aponta questionamentos a serem respondidos a partir das reflexões propostas pela semana acadêmica. “Neste mundo de hoje, dominado pela comunicação, em que nós assistimos um grande progresso nos instrumentos, conhecimentos e recursos para a comunicação, é preciso se perguntar: ‘ela já atingiu o ponto que deve atingir? Ela interfere na vida, no pensar das pessoas? E que pensar é este? Ele leva à fraternidade, à solidariedade, a construímos uma sociedade de irmãos? Uma sociedade sem competições negativas?”.

Após a cerimônia de abertura, os inscritos na XX Semana de Filosofia assistiram a uma apresentação do grupo de teatro composto por alunos do curso, intitulada “Um programa de Auditório”. Em seguida, foi realizada a primeira palestra prevista na programação, “Comunicação, um fenômeno humano pela via da hermenêutica ricoeuriana”, ministrada pela Profª. Ms. Regina Lúcia.

Clique aqui e confira a programação completa da semana acadêmica.

Conteúdo Relacionado
X