XVII Semana da Filosofia começa nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 30 de maio, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio sedia a XVII Semana da Filosofia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). O tema deste ano será “Arte e Filosofia: o belo em questão”.

A programação começa logo mais, às 19h, com uma cerimônia de abertura, seguida de uma palestra com o tema “A noção de beleza nos diversos momentos históricos”. Logo após, haverá uma apresentação musical do grupo de maracatu “Estrela na Mata”.

A partir de terça-feira (31), os inscritos na Semana Filosófica participarão de minicursos e mesas redondas. As atividades serão sempre realizadas das 7h30 às 12h.

Os interessados em participar da XVII Semana da Filosofia devem realizar as inscrições através do site do CES/JF ou presencialmente, no Seminário Santo Antônio. A taxa de inscrição é R$ 10. Vale destacar que somente aqueles que se inscreverem pela internet ganharão certificado de participação. Além disso, somente terão direito ao documento os participantes que registrarem frequência na entrada e saída nos dias do evento.

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio fica na Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.

Confira a programação completa:

Dia 30 de maio – segunda-feira
19h – Cerimônia de abertura
19h30 – Palestra – “A noção de beleza nos diversos momentos históricos”
21h – Apresentação musical do grupo de maracatu “Estrela na Mata”

Dia 31 de maio – terça-feira
7h30 – Mesa redonda – “Filosofia e Arte nas Geraes” – Reuler Moreira Nascimento; Leandro Gonçalves de Rezende; Pe. Rômulo Gomes de Oliveira; Adalgisa Arantes Campos
9h30 – Minicursos:
1 – “A excelência da música segundo Schopenhauer” – Pe. Antônio Carlos Trindade Silvando, (colaboradores – Jorge Wilson Carvalho Fonseca e Lucas Alerson de Souza)
2 – “As percepções do belo: um olhar sobre a arte da história” – Carolina Machado Chaves;
3 – “O luminoso a partir da arte em Rudolf Otto” – Rômulo Gomes de Oliveira
4 – “A vida como obra de arte”: Robione Antônio Landim

Dia 1º de junho – quarta-feira
7h30 – Comunicações científicas
9h30 – Performance – “Vida, verbo, voz e violão: um acontecimento” – Emílio Cunha Amorim e Altamir Célio de Andrade

Dia 2 de junho – quinta-feira
7h30 – Atividade interdisciplinar – “Falar, comer, vestir e pensar a beleza”.

Outras informações:
Seminário Santo Antônio: (32) 3239-8600