XVI Semana de Filosofia é oficialmente aberta no Seminário Santo Antônio

0

*Por: Leandro Novaes (Folha Missionária)

No último dia 25 de maio, segunda-feira, aconteceu a cerimônia de abertura da XVI Semana de Filosofia do Centro de Ensino Superior (CES/JF), no auditório do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O momento foi presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Junto a ele, a mesa foi composta pela coordenadora do curso de Filosofia, professora Regina Lúcia Meirelles, o coordenador do curso de Teologia, padre Eduardo Almeida da Rocha, o reitor do seminário, padre Geraldo Dondici Vieira, e o representante do diretório acadêmico de filosofia, seminarista Paulo Henrique Amorim.

No primeiro momento da cerimônia, os presentes assistiram ao vídeo institucional do CES/JF, ouviram a execução do Hino Nacional Brasileiro e assistiram a uma breve explanação das autoridades sobre o tema da semana, “Ocidente e Oriente: Os dois mundos da Filosofia ou as filosofias de dois mundos?”.

Para a coordenadora do curso, professora Regina, “o objetivo da semana é compartilhar o conhecimento, um momento onde os alunos poderão expor suas pesquisas e o contato com pessoas de fora, que são os palestrantes que trazem visões e perspectivas diferentes daquelas que são tratadas aqui durante o curso”. Ela destaca a importância da “oportunidade de vivenciar um outro contexto no espaço acadêmico, com o viés da troca de experiência com os palestrantes e professores visitantes”.

Segundo Dom Gil, “a Semana de Filosofia é um período em que os alunos focalizam um aspecto específico e se aprofundam. Isso é muito importante para o conhecimento, para a cultura humana, mas também para a formação dos futuros padres. A fé Igreja é racional. Nós podemos explicar nossas coisas com a razão, além daquelas que são sobrenaturais, mas que mesmo elas têm base racional. Por isso, é importante que o aluno estude a Filosofia antes da Teologia, para que ele aprenda a pensar, a raciocinar. Daí, então, ele vai entender melhor as afirmações teológicas”.

O segundo momento da abertura foi realizado fora do auditório, no primeiro andar do Seminário, onde alguns alunos fizeram uma apresentação teatral. Em seguida, todos foram convidados a partilhar um lanche, em clima de convivência e confraternização.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X