Vocações são tema do novo programa da WebTV A Voz Católica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Em preparação para terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que será iniciado em novembro, a WebTV A Voz Católica estreou na última quarta-feira o programa “Seminaristas em Missão”. Apresentado pelo Padre Miguel Souza Lima Campos, assessor da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Juiz de Fora, a atração visa ajudar a refletir e rezar pelas vocações, em especial a vocação sacerdotal.

O programa de estreia teve como convidado o atual Reitor do Seminário Arquidiocesano, Padre Antônio Camilo de Paiva para um bate papo sobre o chamado de Deus como um todo – iniciando no testemunho de Pe. Camilo, passando pelo trabalho da pastoral, a importância de cada uma das vocações, até o objetivo do novo programa.

Durante as falas, os sacerdotes afirmaram que o Senhor chama a todos, chama à vida, à santidade e a uma vocação especifica. As nossas raízes vocacionais, o chamado que Deus faz, acontece primeiramente dentro da família… a gente vai descobrindo a nossa identidade”, disse Pe. Miguel.

O programa será mensal, com seminaristas falando de suas experiências missionarias nas paróquias. No entanto, o primeiro momento veio contextualizar e fechar o mês vocacional. Eles trataram de cada uma das vocações específicas: Ministério Ordenado, Família, Vida Consagrada e Laicato.

Segundo a CNBB, até 2019, 70% das celebrações dominicais no Brasil são presididas por leigos. Ao relatar estes dados o padres destacaram o papel do povo na Igreja.  “Eles têm seu lugar. O serviço é conjunto. [Seu] Trabalho é estrutural para a Igreja”, concluiu Pe. Camilo.

O padre convidado ainda falou que seu maior desejo é, no que tange o assunto, que cada católico entenda qual é a sua vocação e que, onde estiver, possa ser Igreja.

“Vale a pena ser padre! Vale a penas estar com Cristo! Nós podemos causar uma transformação na vida da pessoa. A Igreja pode ajudar muito. Seja um sacerdote, seja uma irmã de caridade, seja um leigo uma leiga atuante”, foi a mensagem deixada no final

Você pode assistir esse programa no vídeo abaixo.

Veja Também