Virgem de Guadalupe: Decreto de extensão das Indulgências

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Penitenciaria Apostólica publicou o Decreto para a extensão das indulgências e todos os benefícios por ocasião do 125º Aniversário da Coroação de Nossa Senhora de Guadalupe, que tem sua Festa no dia 12 de dezembro. Devido à atual epidemia da COVID-19, os fiéis de todo o mundo poderão receber as indulgências em suas casas.

Não será necessário fazer uma peregrinação física à Basílica Nacional de Guadalupe, mas todos poderão substituir este ato de piedade com algumas condições. Segundo o Decreto, a veneração de uma Imagem Sagrada de Nossa Senhora de Guadalupe e, sobretudo, o acompanhamento das celebrações sagradas através da mídia (rádio, televisão, “transmissão ao vivo” e “radiodifusão”) serão suficientes para receber as indulgências.

Por fim, lê-se no Decreto: espera-se que “o próprio sacrifício de não poder participar fisicamente possa ajudar a crescer na fé em comunhão hierárquica e na devoção filial ao Sumo Pontífice e a toda a Igreja”.

Comunicado do Cardel Retes

O Decreto da Penitenciaria Apostólica foi comunicado ao povo mexicano pelo cardeal Aguiar Retes, arcebispo da Cidade do México. O cardeal mexicano lançou uma nota aos fiéis afirmando: “O Papa Francisco oferece Indulgência Plenária aos que celebrarem Nossa Senhora de Guadalupe em suas casas”. Ele também contou que escreveu uma carta ao Papa Francisco recordando que, depois de um ano difícil como 2020, certamente o povo iria buscar o consolo de Santa Maria de Guadalupe, sem pensar nos riscos de contágio da Covid-19.

O cardeal afirmou que “solicitou ao Papa Francisco a graça de conceder a Indulgência Plenária aos fiéis que celebrarem em suas casas para evitar aglomerações”. E no domingo, 6 de dezembro, no altar maior da Basílica de Guadalupe, o cardeal informou sobre a resposta positiva do Santo Padre e as condições necessárias para recebê-las:

– Preparar um lugar de oração à Nossa Senhora de Guadalupe em seu próprio lar;

– Participar através da mídia, seguindo com devoção e atenção exclusiva, como se faz em forma presencial, a uma das missas a serem celebradas na Basílica de Guadalupe;

– Cumprir as condições habituais para obter as indulgências: 1. Rezar pelas intenções do Santo Padre. 2. Estar na graça de Deus por ter confessado. 3. Assistir à missa completa. 4. Comungar. As três últimas condições podem ser satisfeitas desde que as condições sanitárias o permitam.

O Cardeal concluiu: “Desejo que nosso povo peregrino, que desde o fundo de seu coração ferido busque o conforto, a proteção e a ternura de Nossa Senhora, aproveite graça que o Papa Francisco nos concedeu e que é extensiva aos os fiéis defuntos”        .

*Fonte: Site do Vatican News

Veja Também