Vigília Pascal marca Sábado Santo na Catedral

*Fonte: Site da Catedral Metropolitana

A celebração mais importante da vida dos cristãos aconteceu no Sábado Santo. A grande celebração da Páscoa comemora a ressurreição de Cristo e é um convite para uma renovação da fé e da vida dos fiéis. Com a Catedral cheia, a missa reuniu toda a comunidade paroquial e foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A missa foi iniciada com a Bênção do Fogo Novo, na porta principal da igreja. Depois de acender o Círio Pascal, os fiéis, um a um, foram também acendendo suas velas e iluminando a igreja. “Como acontece com o fogo, a beleza de Cristo passa através da chama de um para o outro”, explicou o arcebispo. Dom Gil disse também que “Jesus ilumina nosso comportamento, e todo aquele que nele crê deve ser diferente, devemos ter a certeza de que mesmo nas dificuldades Ele é a nossa vitória”. E completou, “Cristo veio para morrer por nós, mas sobretudo, para vencer a morte e nos dar a força da vida”.

Dom Gil destacou que a ressurreição se atualiza em cada pessoa que é batizada. “Como Cristo foi levado para a sepultura, nós fomos levados para debaixo das águas do batismo. Como disse São Paulo, pelo nosso batismo não somos nós que vivemos, mas é Cristo que vive em nós. O batismo é uma imersão no corpo místico de Cristo”.

Durante a celebração, os fiéis fizeram a renovação das promessas batismais. Após a comunhão, houve uma breve Adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração foi encerrada com a procissão do Santíssimo no adro da Catedral.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450