No último sábado, 1º de abril, foi realizada no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio a primeira reunião de 2017 com os novos vigários forâneos da Arquidiocese de Juiz de Fora. O encontro envolvendo os 11 sacerdotes, entre os quais dez foram reconduzidos ao cargo para novo mandato, foi comandada pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e pelo secretário-executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges.
Os vigários forâneos são escolhidos por Dom Gil, a partir de lista de três nomes indicados por cada forania da Arquidiocese. O mandato desse cargo de confiança é de três anos. “Vigário forâneo é aquele que representa o bispo numa região da Arquidiocese. Em cada forania, portanto, há um vigário do bispo para conduzir os trabalhos pastorais naquela região”, lembrou o arcebispo.
A reunião do último sábado teve o objetivo de recordar o papel, o dever e a missão dos vigários forâneos, além de dar encaminhamentos pastorais e acompanhar o andamento do trabalho da Igreja em cada forania. Entre os assuntos tratados, estavam o Ano Mariano, as reformas e atualizações nos diretórios administrativos da Igreja Particular de Juiz de Fora e a preparação para a revisão sinodal que será realizada no final deste ano.
Vigários Forâneos 2017-2019
Forania Santo Antônio – Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite
Forania Santa Luzia – Pe. Antônio do Carmo Silva
Forania N. Sra. da Conceição – Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv
Forania São José – Pe. Elton Adriane de Oliveira
Forania Santa Teresinha – Pe. Alessandro de Melo
Forania Mãe de Deus – Pe. Carlos Augusto Alves dos Santos
Forania Bom Jesus – Pe. José Crispim Filho
Forania N. Sra. das Dores – Pe. Rodney Henriques
Forania N. Sra. do Líbano – Pe. Pierre Maurício de Almeida Cantarino
Forania São Miguel – Pe. Dione Cesar Goulart
Forania Vicente – Pe. Cláudio Machado
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450