Vigário Episcopal para a Comunicação fala sobre a Campanha da Fraternidade na Câmara Municipal

Na última semana, na quarta-feira (22), Padre Antônio Camilo de Paiva esteve na Câmara Municipal de Juiz de Fora para apresentar a Campanha da Fraternidade de 2023 aos representantes do legislativo. Representando o Arcebispo Metropolitano, o Vigário Episcopal para a Comunicação participou da Tribuna Livre.

Logo no início de sua fala, o sacerdote deixou claro que o objetivo da Campanha da Fraternidade é trazer aos homens e mulheres uma percepção cristã acerca dos temas abordados, assim sendo, ampliar debates.

Ao adentrar no tema da referida campanha, “Fraternidade e Fome”, ele explicou que existem vários tipos de fome, e que estas entram no cotidiano gerando graves consequências. “Diversas fomes, o qual a Igreja também não está isenta, nós também devemos matar a fome de Deus que as pessoas têm, a fome de transcendência e de espiritualidade”, explicou ele, lembrando também do seu papel.

No entanto, o sacerdote também falou diretamente sobre missão dos vereadores. “Vejo a possibilidade de cada um matar um tipo de fome. Vocês têm uma missão de, em parceria com Deus, ajudar a resolver essas fomes”, afirmou ele, estimulando os 16 vereadores presentes. “Quando a gente olha para os nossos vereadores cada um tem uma bandeira, tem uma defesa. Na verdade, cada um defende uma fome da nossa sociedade. E se eles conseguem entender o espírito da quaresma, espírito da campanha da fraternidade, então, a cidade será contemplada com essa experiência de ajudar a matar fomes”, completou ele.

Além de esclarecer que existem vários tipos de fome, convocá-los ao combate deles, Padre Camilo também explicou que a quaresma nos faz ter um olhar de se colocar no lugar do outro, recordando algo que constantemente precisamos ser lembrados: “Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre, porque no dia da desgraça o Senhor o salvará.” (Sl 40, 2).

Aqueles que quiser conferir a explanação na íntegra podem acessar o canal da Tv Câmara JF.

Veja Também