Videoconferência reúne pasconeiros da Província Eclesiástica de Juiz de Fora

Mais de 80 pasconeiros e pasconeiras da Província Eclesiástica de Juiz de Fora reuniram-se virtualmente na noite da última sexta-feira (21). O momento contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, do Bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e do Vigário Geral da Diocese de Leopoldina, Monsenhor Alexandre Ferraz.

A reunião foi conduzida pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva, que, juntamente com o Assessor da Pascom na Diocese de Leopoldina, Padre João Paulo Martins, abordou a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O responsável pela Comunicação na Diocese de São João del-Rei, Padre Rondineli Cristino, também participou das reflexões.

Ao tomarem a palavra, a mensagem dos bispos presentes foi de incentivo e agradecimento à Pascom. Dom Gil manifestou sua alegria em reunir os agentes da pastoral das três dioceses da Província e ressaltou o lugar de destaque que a comunicação tem na Igreja atualmente. “Justamente por causa da pandemia, hoje os meios de comunicação são indispensáveis para que nós possamos, inclusive, celebrar os Santos Mistérios de Cristo. A maioria das celebrações é transmitida por meios eletrônicos, redes sociais, então isso é muito importante. Se nós não tivéssemos essas ferramentas, nós estaríamos numa dificuldade muito maior com relação às nossas igrejas particulares”.

Recordando a carta do Santo Padre divulgada no dia 24 de janeiro deste ano, o Arcebispo de Juiz de Fora apontou que a comunicação eclesial é diferente das demais. “O nosso trabalho de comunicação na Igreja é muito superior a qualquer tipo de comunicação que há na sociedade, porque nossos ideais são muito superiores; nossos ideais são de encontrar pessoas, de valorizá-las, de descobrir o valor que cada pessoa humana tem”.

Dom José Eudes também parabenizou a iniciativa da Pastoral da Comunicação da Província e recordou o trabalho feito na pandemia. “Vale a pena destacar o grande surgimento de tantas e tantas equipes e grupos nas nossas paróquias devido a toda essa situação: como nossas paróquias tiveram que reinventar essa comunicação e até mesmo para nós, ministros ordenados, que às vezes não tínhamos tanta facilidade para lidar com essa situação das mídias. Quero agradecer esse trabalho que vem sendo realizado. Não somente na parte de transmissão de celebrações, mas os diversos tipos de comunicação”.

Monsenhor Alexandre, por sua vez, apontou que o fortalecimento do trabalho de comunicação nas paróquias é um aspecto positivo diante do cenário negativo que o mundo vive. “Vejo com muito entusiasmo todo esse empenho que a Província tem feito buscando agilizar, nas comunidades paroquiais das nossas dioceses, a Pascom. Com todas as dificuldades que nós estamos vivendo, com todas as incertezas, há tantas coisas bonitas acontecendo! E acredito que a Pastoral da Comunicação vem ajudar muito a nossa Igreja a ser uma resposta de esperança para as pessoas neste tempo”.

Ao final da videoconferência, Padre Camilo expôs aos participantes uma proposta de passos para a implantação da Pastoral da Comunicação nas paróquias da Província. “É preciso superar a ideia que se difundiu no meio de nossas comunidades em que a Pastoral da comunicação é reduzida a uma visão instrumentalista da comunicação: tirar fotos, cuidar do site, de blogs, do mural e do jornal. A pastoral da comunicação é muito mais que isso”, diz o texto.

Clique aqui e baixe o roteiro produzido pelas três dioceses.