Videoconferência reúne padres e diáconos permanentes pela primeira vez em 2020

0

Na manhã da última terça-feira, 1º de dezembro, foi realizada, de forma virtual, a primeira Reunião do Clero de 2020. O evento aconteceu pela internet por conta da pandemia da Covid-19, motivo pelo qual os outros encontros do ano tiveram que ser desmarcados.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, conduziu a reunião, que contou com a participação de cerca de cem religiosos, entre padres e diáconos permanentes. “Foi um momento muito importante, porque pudemos tratar de vários assuntos de grande importância para a vida eclesial, como o prosseguimento do 2º Sínodo Arquidiocesano, a evolução da Escola Catequética em nossa Arquidiocese, aspectos financeiros neste tempo de pandemia, as nossas preocupações e orientações”, contou Dom Gil. Outros temas abordados foram a Novena de Natal 2020, o Retiro do Clero do ano que vem e a abertura do triênio preparatório para o centenário da Diocese de Juiz de Fora.

O Arcebispo de Juiz de Fora avaliou de forma positiva o encontro virtual. “A reunião on-line tem algumas dificuldades em relação à presencial, mas por outro lado tem muitas vantagens: as pessoas participam mais, prestam mais atenção e tudo chega mais diretamente. Agradeço a Deus por essa oportunidade de reunir todo o Clero neste tempo de Advento, de preparação para o Natal”, ponderou.

Na oportunidade, Dom Gil anunciou a suspensão da participação presencial em celebrações e da realização de sacramentos até o dia 15 de dezembro. A medida, que vale para todo o território arquidiocesano, foi tomada devido ao novo aumento do número de casos e mortes em decorrência da Covid-19 na região.

Conteúdo Relacionado
X