Vicentinos realizam campanha “Vacine & Doe Solidariedade”, em parceria com Câmara Municipal de São João Nepomuceno

A Sociedade São Vicente de Paulo, em parceria com os Vereadores da Câmara Municipal de São João Nepomuceno estão realizando no mês de abril e poderá se estender para os próximos períodos de vacinação contra a Covid-19, a Campanha Vacine & Doe Solidariedade. Essa campanha tem a missão de arrecadar alimentos para os assistidos da Sociedade Vicentina e demais famílias que estão em estado de vulnerabilidade social nestes tempos de pandemia do novo Coronavírus.

O Presidente do Conselho Central de São João Nepomuceno da SSVP, José Maria Ribeiro Sampaio, afirmou que a Campanha está sendo realizada num período extremamente importante para a Sociedade São Vicente de Paulo, que comemora 188 anos de fundação no mundo, e que tem Paris-França como a capital pioneira nessa importante obra iniciada por Antônio Frederico Ozanam e com inspiração nas caridades realizadas por São Vicente de Paulo, patrono da Sociedade Vicentina.

Na sua época, Pe. Vicente de Paulo passou a se dedicar inteiramente à evangelização e serviço dos pobres. Para este fim, fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas da Caridade. De muitas maneiras e com criatividade, desenvolveu uma intensa ação caritativa e missionária, sempre contando com os padres e irmãos de sua Congregação, com as irmãs de Caridade e com muitos leigos e leigas generosos.

Baseado na história de São Vicente de Paulo, Antônio Frederico Ozanam, conhecido popularmente como Ozanam, em conjunto com outros seis jovens, fundou em abril de 1833 a Conferência da Caridade, a qual a partir de 1835 passaria a ser oficialmente designada por Sociedade de São Vicente de Paulo, uma das maiores organizações católicas da atualidade.

Em São João Nepomuceno temos a Primeira Conferência Vicentina que foi fundada no dia 03 de junho de 1906 e, neste ano, será comemorado os 115 anos da presença da Sociedade de São Vicente de Paulo em uma paróquia sãojoanense, realizando um trabalho de doação e visita às famílias que, principalmente, neste momento passam por dificuldades.

Importância nos dias atuais

Hoje, a missão repassada por esses filhos de Deus está presente nas mãos generosas da nossa sociedade e a doação é espontânea e para quem puder ajudar.

Para o Presidente do Conselho, José Maria Ribeiro Sampaio, apesar da grande ajuda da sociedade, a procura das famílias que realizam pedidos pelas cestas básicas está sendo numerosamente superior ao volume arrecadado pela situação que as pessoas estão enfrentando.

“Pessoas que perderam seus empregos e que nunca foram assistidas pela Sociedade Vicentina estão nos procurando solicitando essa ajuda pelo êxito de divulgação da campanha e o apoio excepcional que estamos recebendo da nossa sociedade. É uma ajuda emergencial, diferentemente das famílias que nós acompanhamos, visitando e procurando meios para que essas famílias possam caminhar com muita dignidade”, disse José Maria Ribeiro Sampaio.

A arrecadação está sendo realizada na Estação Rodoviária do Município de São João Nepomuceno nos dias e horários de vacinação. Além de esperança e vida, a vacinação contra a Covid-19 em São João Nepomuceno está ganhando um significado especial de solidariedade.

Fonte: Câmara Municipal de São João Nepomuceno