Vicariato para Vida e Família inicia série de ‘lives’ acerca da doutrina da Igreja sobre o aborto

O Vicariato para Vida e Família da Arquidiocese de Juiz de Fora realizou, na noite da última quarta-feira (10), a primeira de uma série de três lives sinodais formativas a respeito da doutrina da Igreja sobre o aborto. As discussões partem do subsídio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Vida: Dom e Compromisso II – Fé Cristã e Aborto”.

O tema “Direito e Defesa da Vida Humana” foi abordado pelo Juiz Auditor do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, Diácono Erivelton Fernando do Amaral. Também participaram da transmissão o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, o Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, e a integrante da Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida (Codevida), Madre Paulina do Pater Noster, pmPN, além do casal arquidiocesano da Pastoral Familiar, Márcio e Edy Lamar, e Irilene Gonzaga Lima Almeida e Welsson Luiz de Almeida, da Pastoral Familiar da Paróquia São Mateus.

“A fé cristã nos leva a venerar, defender e incentivar a vida. A vida humana é sagrada. O aborto é um problema sempre recorrente; há muitos anos que nós estamos lutando e estamos vencendo, graças a Deus. Até agora o Brasil não criou lei abortista”, apontou Dom Gil.

Em sua explanação, Diácono Erivelton falou sobre o direito à vida, que é uma prerrogativa de todo ser humano. “Só a partir do ano de 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é que foi intensificado que a vida é um bem, um patrimônio da humanidade. Essa declaração, após as duas grandes guerras mundiais, traz no seu artigo 3º que o direito à vida é um direito universal, inviolável e inalienável. Então esse direito não pode ser cedido para ninguém”, observou.

“Essa discussão sobre o compromisso que nós temos com a vida não é só religiosa, mas passa por questões de uma ética humana. Precisamos realmente viver essas experiências que a CNBB propõe no sentido de compreender as controvérsias dessa realidade dramática do aborto”, afirmou o Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva.

A live sinodal está disponível na íntegra no Facebook e no YouTube da Arquidiocese de Juiz de Fora. A próxima reflexão acontece na próxima quarta-feira (17), às 19h30, sobre o tema “A Sacralidade da Vida”, que será abordado pela Neotatologista Elisângela de Oliveira Horácio Crivellari.