Via-Sacra Sinodal da Juventude será online e tem início nesta sexta-feira (19)

0

A Via-Sacra Jovem ao Morro do Cristo, em Juiz de Fora, não será realizada neste ano, devido a pandemia. No entanto, a Juventude Arquidiocesana não deixará de estar unida. Pela primeira vez, Via-Sacra Jovem será online, em novo formato.

O exercício da Via-Sacra consiste em que os fiéis percorrem mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando a Paixão do Senhor. Esta prática é comum durante as sextas-feiras da Quaresma.

Inspirados neste costume, a Pastoral Juvenil de Juiz de Fora dá início nesta primeira sexta-feira, dia 19 de fevereiro, à Via-Sacra Sinodal da Juventude – Online. As orações, baseadas no subsídio preparado pelo Setor Juventude, serão realizadas no formato digital, pelo Facebook e Instagram da pastoral, sempre às 19h.

A cada sexta-feira do Tempo Quaresmal será divulgado um vídeo, feito jovens da Arquidiocese, com as orações e meditações.  Além disso, no 2º Domingo da Quaresma acontecerá Santa Missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano, e acolhida da “Cruz dos Jovens”. Celebração será às 10h, na Catedral. O agendamento da participação presencial deve ser feito através do (32) 3250-0700. Também será possível acompanhar através da Web TV A Voz Católica ou pela Rádio Catedral.

No dia 28 de fevereiro também será divulgado um vídeo comemorativo pelos 12 anos de Via-Sacra. A data foi escolhida, pois seria o dia que se reuniram os jovens para a peregrinação ao Morro do Cristo.

De acordo com o assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka), a sugestão é refletir e meditar a Via-Sacra do cuidado através das redes sociais. “Nós estamos pedindo para vocês preparar o seu ambiente, colocando sobre a mesa a Palavra de Deus, a cruz e uma vela acessa. Participe conosco desse exercício piedoso. Com Cristo, a caminho do cuidado”.

O Arcebispo de Juiz de Fora espera grande participação também neste ano. “A juventude inteira da Arquidiocese reunida através dos celulares, computadores, das redes sociais, essa grande Via-Sacra Jovem”.

*Com informações de Portal Cleofas

Conteúdo Relacionado
X